Reino Unido vai reconhecer o Estado da Palestina em setembro
Recorde-se que o presidente francês, Emmanuel Macron, também anunciou que a França irá reconhecer a Palestina.
O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, afirmou, esta terça-feira, que o Reino Unido irá reconhecer o Estado da Palestina em setembro, antes da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Segundo a cadeia televisiva BBC, Starmer disse que o reconhecimento irá acontecer "a não ser que o governo israelita tome passos significativos para terminar com a situação terrível em Gaza, alcance um cessar-fogo, torne claro que não haverá anexação na Cisjordânia, e se comprometa com um processo de paz a longo prazo que ofereça uma Solução de Dois Estados".
O primeiro-ministro também reiterou que não há equivalência entre Israel e o Hamas e que as exigências do Reino Unido ao Hamas se mantêm, ou seja, a libertação de todos os reféns, a definição de um cessar-fogo, a garantia de que o Hamas não terá nenhum papel no governo de Gaza e o desarmamento do grupo.
Recorde-se que o presidente francês, Emmanuel Macron, também anunciou, na passada quinta-feira, que a França irá reconhecer a Palestina em setembro, junto da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt