page view

Bolsas em queda e preço do petróleo a subir após ataques no Médio Oriente

As tensões geopolíticas no Médio Oriente fizeram subir o preço do petróleo bruto Texas Intermediate (WTI) e Brent em mais de 7%.

13 de junho de 2025 às 23:54

As bolsas de valores dos Estados Unidos e da Europa encerraram esta sexta-feira, na maioria, em baixa superior a 1%, com exceção da de Londres, após o ataque de Israel ao Irão.

O ataque fez subir os preços do petróleo, enquanto o ouro recuperava perto dos máximos de sempre, segundo uma compilação dos resultados feita pela agência de notícias espanhola EFE.

Em Wall Street, o Dow Jones caiu 1,79%, o S&P 500 caiu 1,13% e o Nasdaq perdeu 1,30%.

Na Europa, Milão caiu 1,28%. Madrid desceu 1,27% e perdeu o nível dos 14.000 pontos, Frankfurt caiu 1,07%, Paris 1,04%, Lisboa 0,69% e Londres 0,39%.

O Euro Stoxx50, o índice das empresas europeias de grande capitalização, caiu 1,31%.

As tensões geopolíticas no Médio Oriente fizeram subir o preço do petróleo bruto Texas Intermediate (WTI) e Brent em mais de 7%, devido aos receios de uma interrupção do abastecimento proveniente da região, na sequência dos ataques.

O Texas fechou a 72,98 dólares por barril e o Brent a 74,23 dólares.

Neste contexto, as principais companhias aéreas europeias fecharam com perdas. A Air France perdeu 4,74%, a IAG 3,57%, a Lufthansa 2,77%, a EasyJet 2,72% e a Ryanair 2,39%.

Nos Estados Unidos, quase todos os setores caíram, mas as empresas do setor da energia e da defesa subiram, incluindo a Lockheed Martin (3,6%), a Northrop (4%) e a RTX (3,2%).

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que Israel utilizou equipamento norte-americano no ataque ao Irão e apelou a Teerão para concluir um acordo nuclear "antes que não reste nada".

Os mercados seguiram os passos das bolsas asiáticas, que também fecharam em baixa ao início da manhã. Tóquio perdeu 0,89%, Xangai 0,75% e Hong Kong 0,59%.

Num ambiente marcado pela incerteza, a onça troy de ouro, considerada um porto seguro, subiu mais de um ponto percentual para 3.424 dólares e está perto dos máximos históricos.

Israel iniciou na madrugada desta sexta-feira uma ofensiva militar contra o Irão com bombardeamentos a instalações militares e nucleares em que morreram 78 pessoas, incluindo três generais e dois cientistas nucleares, e 320 ficaram feridas, segundo a diplomacia iraniana

Os ataques noturnos, efetuados por 200 aviões contra uma centena de alvos, atingiram sobretudo Teerão (norte) e a central de enriquecimento de urânio de Natanz (centro).

O Irão retaliou lançando esta sexta-feira à noite centenas de mísseis contra território israelita, com explosões registadas sobre os céus das cidades de Telavive e Jerusalém.

Os ataques iranianos causaram 34 feridos em Israel, dois dos quais em estado crítico.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8