page view

Israel prepara-se para deter Greta, Mortágua e restantes ativistas da Flotilha Humanitária à chegada a Gaza

Ministro da Segurança Nacional israelita vai acusar de terrorismo os participantes na iniciativa.

01 de setembro de 2025 às 12:22

O governo de Israel está a desenhar planos para deter Greta Thunberg, a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, o ativista Miguel Duarte, a atriz Sofia Aparício e os restantes ativistas que participam na Flotilha Humanitária a Gaza, sob acusações de terrorismo.

O plano do ministro da Segurança Nacional israelita, Ben-Gvir, é deter os ativistas por terrorismo nos centros de detenção de Ktzi'ot e Damon, deixando-os sem acesso à televisão, rádio e sem refeições de qualidade durante um período prolongado, em vez de ser apenas uma noite. A notícia está a ser avançada pelo Israel Hayom um jornal de direita próximo do executivo do primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu

Ben-Gvir defendeu durante uma reunião com as autoridades, na quinta-feira, que as detenções nestas condições se justificam, porque os ativistas irão violar uma área militar restrita à chegada a Gaza.

Espera-se que os ativistas cheguem em vários barcos, que serão apreendidos e transformados em meios marítimos das forças policiais. A apreensão dos veículos já foi autorizada judicialmente.

"Passadas várias semanas em Ktzi'ot e Damon, [os ativistas] irão arrepender-se do momento em que cá chegaram. Temos de eliminar o apetite de tentar outra vez", afirmaram fontes próximas de Ben-Gvir ao jornal israelita.

A Flotilha Humanitária, que conta com a participação de três portugueses, partiu de Barcelona no domingo à tarde, mas regressou ao porto na noite do mesmo dia, devido ao mau tempo. Há barcos a partir também da Sicília, na Itália, Grécia e Tunísia, todos com o objetivo de levar alimentos e medicação para a Faixa de Gaza.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8