page view

Israel retoma cessar-fogo após ataques de domingo

Trump garante que trégua continua em vigor e culpa militantes "rebeldes" pelo ataque contra as forças israelitas.

21 de outubro de 2025 às 01:30

As forças israelitas retomaram esta segunda-feira o cessar-fogo em Gaza, um dia após terem lançado dezenas de ataques aéreos contra posições do Hamas em retaliação por um ataque que causou a morte de dois militares israelitas.

Pelo menos 45 palestinianos, na sua maioria civis, morreram nos ataques de domingo, que visaram posições do grupo terrorista em vários pontos do enclave palestiniano. Israel disse que os ataques foram uma resposta a uma emboscada que custou a vida a dois soldados israelitas no sul de Gaza, às primeiras horas da manhã de domingo.

O reacender da violência fez temer o colapso do cessar-fogo em vigor há pouco mais de uma semana, mas o Governo israelita garantiu no domingo à noite que se tratou de uma resposta a uma violação flagrante da trégua por parte do Hamas, e que as tropas israelitas iam continuar a respeitar o acordo e que a entrada de ajuda em Gaza, que tinha sido suspensa no domingo, seria retomada esta segunda-feira.

O presidente norte-americano, Donald Trump, minimizou o sucedido e garantiu que o cessar-fogo continua em vigor, sugerindo que o ataque que matou os dois militares israelitas foi levado a cabo por "rebeldes" fora do controlo do Hamas. Avisou, no entanto, que novas violações terão uma resposta dura por parte de Israel. "O Hamas vai portar-se bem. Se não se portarem bem serão erradicados", ameaçou.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8