page view

Trump convida Putin para Conselho de Paz de Gaza

Informação foi confirmada pelo Kremlin, que diz estar a estudar a proposta.

19 de janeiro de 2026 às 10:11

Donald Trump convidou Vladimir Putin para fazer parte do Conselho para a Paz em Gaza. A informação foi avançada pelo próprio Kremlin, que através do seu porta-voz, Dmitry Peskov, admitiu estar a "estudar" a proposta norte-americana.

"De facto, o Presidente Putin também recebeu uma oferta através dos canais diplomáticos para participar neste Conselho de Paz. Estamos atualmente a estudar todos os detalhes desta proposta", afirmou Peskov à agência estatal russa Tass. "Esperamos entrar em contacto com o lado americano para esclarecer todos os detalhes", acrescentou.

É o mais recente desenvolvimento no que diz respeito ao conselho diplomático estabelecido pelo chefe de Estado norte-americano para gerir a próxima fase do acordo de cessar-fogo em Gaza, sendo que, aos poucos, vai-se sabendo que países e entidades estarão representados. Chefes de Estado e de Governo de nações como o Cazaquistão, o Paquistão e Argentina já confirmaram ter recebido a proposta de Washington.

O documento que rege o conselho foi, entretanto publicado, deixando antever alguns dos detalhes de como irá funcionar. Em particular, estabelece um mandato de três anos para os Estados-membros — a menos que estes paguem mil milhões de dólares, sendo que caso o façam, o limite de três anos não se aplicará.

Trump servirá como o primeiro presidente do Conselho de Paz.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8