Agricultores ucranianos inativam por GPS equipamentos agrícolas roubados por tropas russas
Tratores e alfaias da Ucrânia destinavam-se à Chechénia.
A cidade de Melitopol tem sido alvo de inúmeros assaltos das tropas russas a concessionárias de equipamento agrícola naquela região do sul da Ucrânia. A cidade, localizada entre Mariupol e Mykolaiv, está ocupada pecos militares de Moscovo desde o mês passado.
Segundo um empresário da zona, os veículos roubados de uma das concessionárias foram enviados para a Chechénia, mas após a viagem de cerca de mil quilómetros, descobriram que não os conseguiam utilizar pois os GPS dos equipamentos tinham sido desativados remotamente.
Estes assaltos têm registado um número cada vez maior nas últimas semanas bem como uma tática cada vez mais organizada, sendo até utilizado equipamento militar russo para esse fim. Além destes equipamentos, revela a CNN Internacional, foram ainda roubados materiais de construção e cereais.
O sul da Ucrânia, recorde-se, está a ser ocupado por militares fiéis ao presidente russo Vladimir Putin, mas também por milícias da Chechénia que atuam em território ucraniano a soldo de Moscovo.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt