Ataques aéreos a várias cidades ucranianas antecedem nova ronda negocial com a Rússia
Delegações ucraniana e russa reúnem-se terça-feira na Turquia. Encontro estava, inicialmente, agendado para esta segunda-feira.
O 33.º dia de guerra na Ucrânia, em que estava previsto o início de mais uma ronda de negociações na Turquia, começou com ataques aéreos nas cidades de Lutsk, Rivne, Kharkiv, Jitomir e na capital, Kiev. Um depósito de petróleo, terá sido atingido, avança o The Kyiv Independent. Entretanto, o encontro entre as delegações russas e ucranianas foi adiado para terça-feira.
O chefe dos serviços militares ucranianos diz, citado pela Reuters, que a Rússia está a tentar dividir a Ucrânia em duas regiões para que uma delas seja controlada por Moscovo, dado que não conquistaram todo o território.
As tropas russas estão a tentar entrar em Kiev a partir de noroeste e leste. O anúncio foi feito pelas Forças Armadas ucranianas, citadas pelo The Kyiv Independent.
O presidente de Mariupol alerta que a cidade necessita urgentemente de ser evacuada e que está à beira de uma "catástrofe humanitária".
Em Kiev, as escolas vão voltar a funcionar, com aulas online. "O processo educativo será retomado na capital. Será mais adaptado às condições atuais, e com recurso a diferentes plataformas educativas para os estudantes", explicou o presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, citado pelo The Guardian.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt