Boris Johnson realizou visita-surpresa a Kiev para encontrar Presidente ucraniano
Primeiro-ministro britânico promete ajuda para que a Ucrânia "nunca mais seja invadida".
O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, realizou este sábado uma visita-surpresa à capital ucraniana, Kiev, para se reunir com o Presidente Volodymyr Zelensky, a quem prometeu mais ajuda militar e económica.Os líderes europeus visitaram a localidade mártir de Bucha, nos arredores de Kiev, onde dezenas de civis foram alegadamente massacrados pelas tropas russas, e entregaram simbolicamente a Zelensky o formulário para a adesão da Ucrânia à União Europeia.
"Vamos dar todo o apoio necessário para que a Ucrânia nunca mais volte a ser invadida", garantiu Johnson, anunciando o envio de mais 120 veículos blindados, drones e sistemas de mísseis antinavio. O chefe do Governo britânico garantiu ainda que o Reino Unido e os seus aliados vão continuar a aumentar a pressão económica sobre a Rússia com o anúncio de novas sanções “semana a semana”.
A visita de Johnson a Kiev, que não foi previamente anunciada, surge um dia depois da deslocação à capital ucraniana da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, acompanhada pelo presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, e pelo chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell.
Os líderes europeus visitaram a localidade mártir de Bucha, nos arredores de Kiev, onde dezenas de civis foram alegadamente massacrados pelas tropas russas, e entregaram simbolicamente a Zelensky o formulário para a adesão da Ucrânia à União Europeia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt