EUA admite erro nas contas do armamento enviado para a Ucrânia
Defesa norte-americana diz que o Pentágono sobrestimou o valor em cerca de 2,7 mil milhões de euros.
O Pentágono sobrestimou o valor das munições, mísseis e outro equipamento que enviou para a Ucrânia em cerca de 3 mil milhões de dólares (cerca de 2,7 mil milhões de euros), disseram esta quinta-feira um assessor do Senado e um oficial da defesa, informa a Reuters.
O erro foi o resultado da atribuição de um valor mais alto do que o justificado ao armamento que foi retirado dos stocks dos EUA e depois enviado para a Ucrânia, disseram dois altos funcionários da defesa.
"Descobrimos inconsistências na forma como avaliamos o equipamento que demos" à Ucrânia, disse um dos altos funcionários da defesa à Reuters. O Congresso vai ser notificado do ajuste contabilístico, disseram as fontes.
O oficial de defesa disse que é possível que a quantidade de armamento sobrevalorizado possa crescer para além dos 3 mil milhões de dólares, à medida que o Pentágono examina a situação mais detalhadamente.
Embora seja incerto como o Congresso reagirá às notícias, mudar a avaliação do equipamento pode atrasar a necessidade do governo Biden de pedir ao Congresso que autorize mais fundos para a Ucrânia à medida que a luta pelo teto da dívida se intensifica.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt