Ministro russo afirma que Moscovo quer cooperar com EUA

Sergei Lavrov sublinhou que o diálogo com os Estados Unidos deve ser "honesto e aberto".

08 de setembro de 2025 às 13:38
Sergei Lavrov
Partilhar

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia afirmou esta segunda-feira que o seu país deseja cooperar em igualdade com todos, incluindo os Estados Unidos, antes do telefonema do Presidente norte-americano, Donald Trump, ao seu homólogo russo, Vladimir Putin.

"Queremos uma cooperação igualitária com todos os países, incluindo os Estados Unidos, que têm um interesse similar", declarou Sergei Lavrov, citado pela agência noticiosa oficial TASS, num encontro com estudantes do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscovo.

Pub

Lavrov acrescentou que existem "perspetivas interessantes" na frente económica, como "a produção de gás natural liquefeito, incluindo no Alasca".

"Em geral, o Ártico abre um amplo campo de cooperação, e o espaço também, claro", disse Lavrov.

O Ministro russo sublinhou que o diálogo com os Estados Unidos deve ser "honesto e aberto" para "identificar pontos em comum que devem ser traduzidos em ações práticas" e evitar que os desentendimentos se transformem em conflitos.

Pub

No domingo, Trump afirmou que pretende falar "nos próximos dias", por telefone, com o seu homólogo russo e que está preparado para aplicar pressão económica à Rússia caso não se verifiquem progressos no sentido da paz na Ucrânia.

O líder da Casa Branca fez estas declarações depois de a Rússia ter lançado o seu maior bombardeamento contra a Ucrânia, no passado fim de semana, desde o início da guerra.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar