Putin diz que não existe"versão final do plano de paz" mas está disponível para "negociações sérias"
Presidente russo diz que a guerra com a Ucrânia terminará assim que as tropas ucranianas se retirarem dos territórios ocupados.
Num longo discurso esta quinta-feira no conselho de segurança da Organização do Tratado de Segurança Coletiva no Quirguistão, o presidente russo Vladimir Putin revelou que "não existe ainda uma versão final" sobre o acordo de paz proposto pelos Estados Unidos.
O governante, contudo, disse concordar que o plano de Donald Trump pode ser usado como base para futuros acordos, mas acrescentou que a segurança europeia precisa de ser discutida.
Putin deixou ainda claro que a Rússia está pronta para negociações "sérias" e anunicou que uma delegação dos EUA visitará Moscovo na próxima semana.
Ainda sobre o conflito com a Ucrânia, disse que a guerra terminará assim que as tropas ucranianas se retirarem: "Se as tropas ucranianas deixarem os territórios ocupados, cessaremos as hostilidades; se não saírem, expulsá-las-emos pela força militar."
No seu longo discurso, Putin deixou ainda a garantia de que "a Rússia não tem planos de agressão em relação à Europa".
Ainda durante a sua intervenção, quando questionado sobre as sanções impostas pelos EUA contra empresas petrolíferas russas, admitiu ter ficado supreso com a medida de Washington e alertou que estas medidas estão a destruir as relações engre Rússia e EUA.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt