Poderio militar da Rússia em risco? Putin reduz meios no desfile do Dia da Vitória

Parada costuma ser usada para evidenciar o poderio militar das tropas russas.

09 de maio de 2023 às 13:21
Partilhar

Apenas um tanque militar desfilou na parada do Dia da Vitória, na Rússia, esta terça-feira. Vladimir Putin assistiu e discursou no desfile que também não contou com meios aéreos.

As imagens da parada que se realizou na Praça Vermelha, em Moscovo não passaram despercebidas. O tanque (T-34) que se vê nas imagens a circular sozinho é usado, habitualmente, para abrir o desfile.

Pub

Contudo, este veículo de guerra é normalmente seguido de máquinas militares mais modernas, numa parada utilizada para mostrar o poderio das forças armadas russas. Este ano o desfile também não contou com meios aéreos.

No ano passado o T-34 foi acompanhado de um T-14 e de um T-74, dois dos tanques mais modernos, que estão a ser usados na guerra na Ucrânia, reporta o Independent.As imagens de anos anteriores mostram uma grande redução no número de dispositivos usados. O Independent diz que, este ano, foram usados 51 veículos militares, em comparação com os 197 de 2021 e os 131 de 2022.

Pub

Quanto ao número de militares usados no desfile, também se nota uma redução. Em 2022 desfilaram 11 mil militares, este ano apenas oito mil.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar