Prédio de 12 andares atacado em Kiev e helicópteros russos destruídos em Kherson: Tudo sobre o 21.º dia

Sirenes de alarme soam em várias cidades ucranianas. Kiev tem um recolher obrigatório de 35 horas.

16 de março de 2022 às 07:37
Partilhar

O início do 21.º dia de guerra começou com ataques russos, bombardeamentos e combates entre tropas russas e ucranianas. 

Um prédio residencial de 12 andares no distrito central de Shevchenkivsky, em Kiev, foi atingido no início do dia. Duas pessoas ficaram feridas e 37 foram retiradas do edifício, de acordo com o Serviço de Emergência do Estado.

Pub

O secretário da Câmara Municipal de Zaporizhzhia, Anatoliy Kurtev, confirmou relatos de explosão na estação ferroviária da cidade.

De acordo com imagens de satélite do Planet Labs, um ataque incendiou e destruiu pelo menos três helicópteros e veículos militares estacionados no Aeroporto Internacional de Kherson. Militares ucranianos atacaram os vários helicópteros militares russos.

Pub

Pelo menos 500 residentes de Kharkiv já morreram desde o iníci oda guerra, diz o serviço de emergência da Ucrânia. 

A cidade é a segunda maior da Ucrânia e tem uma população de 1,4 milhão de pessoas. 

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que as negociações de paz, retomadas hoje, parecem mais realistas, mas é necessário mais tempo, depois de ataques aéreos russos matarem cinco pessoas em Kiev e o número de refugiados da invasão chegar a três milhões.

Pub

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fará a primeira visita à Europa desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, na próxima semana, para discutir a crise com aliados da NATO, informou a Casa Branca. Zelenskiy diz que a Ucrânia pode ter garantias de segurança do Ocidente que ficam aquém da adesão à Otan - um possível caminho para um compromisso.A Rússia disse que assumiu o controlo total da região sul de Kherson. A Ucrânia informou que 19 pessoas foram mortas num ataque a uma torre de televisão em Rivne.

Os números oficiais dão conta 691 civis mortos e 1143 feridos desde o início da invasão russa, disse o escritório de direitos humanos das Nações Unidas, acrescentando que os números verdadeiros provavelmente são "consideravelmente maiores".

Kiev impôs um recolher obrigatório de 35 horas após intenso bombardeamento, que matou pelo menos cinco pessoas.

Pub

A Rússia disse que assumiu o controlo total da região sul de Kherson. A Ucrânia informou que 19 pessoas foram mortas num ataque a uma torre de televisão em Rivne.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar