Rússia apresenta "nova ideia" para a paz

Marco Rubio transmitiu ao MNE russo "o desapontamento e frustração" dos EUA com a ausência de progressos nas negociações

11 de julho de 2025 às 01:30
Marco Rubio e Sergei Lavrov encontraram-se à margem da reunião da ASEAN em Kuala Lumpur Foto: AP
Partilhar

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, apresentou esta quinta-feira ao homólogo norte-americano uma "nova ideia" para desbloquear as negociações com a Ucrânia, num encontro em que Marco Rubio transmitiu a "frustração" dos EUA com a falta de progressos no processo de paz.

"Trata-se de uma nova ideia, um novo conceito que vamos transmitir ao presidente Trump. Não conduz diretamente à paz, mas pode abrir um caminho", afirmou Rubio sobre a proposta russa, sobre a qual não revelou pormenores, embora se tenha mostrado moderadamente otimista. "Espero que, depois do que se passou aqui hoje e do que possa suceder nos próximos dias, possamos ter mais clareza sobre a posição e as prioridades da Rússia e possamos alcançar alguns progressos", afirmou o Secretário de Estado dos EUA, que disse ter transmitido ao homólogo russo "o desapontamento e frustração do presidente Trump com a ausência de progressos nas negociações de paz", num conversa que qualificou como "franca e importante".

Pub

Entretanto, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, voltou a apelar ao reforço das sanções a Moscovo, após mais uma noite de fortes bombardeamentos contra Kiev e outras cidades ucranianas, que fizeram pelo menos dois mortos.

Trump ameaçou bombardear Moscovo

Donald Trump disse num encontro com doadores republicanos, no ano passado, que ameaçou bombardear Moscovo se a Rússia invadisse a Ucrânia, segundo uma gravação obtida pela CNN. “Disse a Putin que, se invadisse a Ucrânia, iria bombardear Moscovo com tudo. Disse-lhe que não tinha outra escolha. Putin disse que não acreditava em mim, mas acreditou, nem que tenha sido só 10%”, diz Trump na gravação, na qual revela ainda ter feito a mesma ameaça à China se invadisse Taiwan. “Xi Jinping pensou que eu era maluco, mas nunca tivemos qualquer problema”, afirma Trump, que sempre alegou que, se fosse presidente, Putin nunca teria invadido a Ucrânia.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar