Rússia lança um dos maiores ataques contra Kiev
Capital ucraiana foi atacada com 250 drones e pelo menos 14 mísseis balísticos
A Rússia lançou na madrugada deste sábado um dos maiores ataques com mísseis e drones contra Kiev desde o início da guerra, ferindo pelo menos 15 pessoas e deixando vários edifícios residenciais em chamas.
Segundo as autoridades ucranianas, foram lançados pelo menos 250 drones e 14 mísseis balísticos em várias vagas ao longo da noite e madrugada, obrigando dezenas de milhares de pessoas a passarem a noite em abrigos subterrâneos e estações de metro.
As forças de defesa aérea da capital ucraniana dizem ter abatido praticamente todos os drones e pelo menos seis dos mísseis, mas vários edifícios residenciais foram atingidos, provocando incêndios que foram combatidos pelos bombeiros durante várias horas. Os destroços dos drones derrubados provocaram ainda danos em pelo menos seis zonas da cidade, sendo o distrito de Obolon o mais afetado. Quinze pessoas ficaram feridas, algumas com gravidade.
O alerta aéreo prolongou-se até às primeiras horas da manhã e o presidente Volodymyr Zelensky admitiu que a noite foi “muito difícil”. “Cada um destes ataques mostra ao mundo que o motivo da continuação da guerra está em Moscovo”, acusou o chefe de Estado ucraniano, lembrando que todas as propostas de cessar-fogo feitas pela Ucrânia nos últimos meses, com o apoio dos EUA, “foram ignoradas por Moscovo”.
O ataque contra Kiev terá sido uma retaliação da Rússia pelos ataques desta semana com drones contra Moscovo, que levaram ao encerramento dos principais aeroportos da capital russa durante três noites seguidas.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt