Rússia “preparada” para teste nuclear
Diretor do principal centro de ensaios nucleares russo, no Ártico, diz que testes podem ser retomados “a qualquer momento”.
A Rússia avisou esta terça-feira que está preparada para retomar os testes nucleares “a qualquer momento”, no que parece ser mais uma tentativa para intimidar o Ocidente.
“As instalações estão preparadas e podemos começar os testes a qualquer momento assim que recebermos a ordem”, afirmou o almirante Andrei Sinitsyn, diretor do centro de testes nucleares de Novaya Zemlya, no Ártico, onde a antiga União Soviética realizou mais de 200 ensaios nucleares, incluindo a detonação da ‘Tsar Bomba’, a maior bomba atómica alguma vez testada, em 1961.
O último teste nuclear russo foi realizado em 1990, um ano antes do colapso da URSS, mas vários analistas têm avisado que Vladimir Putin pode ordenar a realização de um novo teste para “enviar uma mensagem de dissuasão” ao Ocidente, e alertam que a sua realização poderá encorajar os Estados Unidos e a China a responderem na mesma moeda, provocando uma nova corrida às armas nucleares entre as maiores superpotências.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt