Rússia vai tomar todo o Donbass "de uma forma ou de outra"

Presidente russo confirmou que partes da proposta de paz de Trump são "inaceitáveis".

05 de dezembro de 2025 às 19:39
Vladimir Putin Foto: EPA/Lusa
Partilhar

O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu esta quinta-feira que a Rússia vai tomar toda a região ucraniana do Donbass "de uma forma e ou de outra".

Em entrevista dada ao jornal 'India Today' antes da sua visita à Índia, o líder russo mostrou-se intransigente e garantiu que a guerra só acabará "quando todos os objetivos da 'operação militar especial' forem cumpridos", incluindo o controlo de todo o Donbass pelas forças russas. "Vamos libertar o Donbass de uma forma ou de outra - através de meios militares ou outros", disse Putin, referindo-se, aparentemente, à proposta original de Trump, que previa a entrega à Rússia de toda a região do Donbass, incluindo o território ainda nas mãos das forças ucranianas.

Pub

Sobre as negociações de quarta-feira com os enviados de Trump, Steve Witkoff e Jared Kushner, o presidente russo diz que foram "necessárias" e "úteis" e que foram abordados "todos os pontos". "Alguns estamos prontos a discutir, outros são inaceitáveis", afirmou, sem adiantar pormenores.

Donald Trump disse esta quinta-feira que os seus enviados "ficaram com uma forte impressão de que Putin quer negociar um acordo". Já o presidente francês, Emmanuel Macron, advertiu Volodymyr Zelensky e os aliados europeus de que "existe a possibilidade de os EUA traírem a Ucrânia na questão territorial", forçando Kiev a aceitar cedências que coloquem em causa a sua soberania.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar