Secretário-geral da NATO responde a Putin e diz que só Trump pode desbloquear impasse na guerra na Ucrânia
Mark Rutte diz que a aliança está disposta a tudo para proteger as pessoas e assegurar o território perante as ameaças da Rússia.
Mark Rutte, secretário-geral da NATO, respondeu esta quarta-feira, durante uma conferência de imprensa, à ameaça de Vladimir Putin quando disse que a Rússia está “pronta para a guerra” com a Europa: “Estamos prontos e dispostos a fazer o que for necessário para proteger as nossas mil milhões de pessoas e assegurar o nosso território."
"Putin acredita que pode nos superar, mas não vamos a lugar nenhum. É mais um sinal claro de que ele está errado", atirou Rutte, lembrando que a NATO "é uma aliança defensiva e vai continuar a sê-lo".
Rutte elogiou ainda a Ucrânia por continuar a demonstrar uma "resiliência incrível" no campo de batalha e acrescentou que Putin está apenas a conseguir reforçar o apoio da NATO aos ucranianos e a aumentar a pressão sobre a Rússia.
Para o secretário-geral da NATO, "só existe uma pessoa no mundo capaz de desbloquear o impasse na guerra na Ucrânia". "E essa pessoa é o presidente Donald Trump", disse, negando que os EUA possam estar a perder o interesse na execução de um plano de paz para a Ucrânia.
Mark Rutte foi ainda questionado sobre se a NATO tem um plano B caso a proposta de paz dos Estados Unidos fracasse: "Acho que não precisamos disso. OS EUA estão muito determinados no apoio à Ucrânia, assim como todos os aliados na NATO."
No início da conferência de imprensa, Rutte afirmou que dois terços dos Estados-membros da NATO comprometeram-se a fornecer armas à Ucrânia.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt