page view

Kremlin diz que "não é correto" dizer que Putin rejeitou o plano de paz dos EUA

Porta-voz russo aborda reunião entre Putin e os enviados americanos mas sem revelar pormenores.

03 de dezembro de 2025 às 12:21

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, referiu esta quarta-feira que "não é correto" afirmar que o presidente Putin rejeitou as propostas de paz dos EUA durante as conversas com os emissários norte-americanos Steve Witkoff e Jared Kushner na terça-feira.

"Ontem [terça-feira] foi a primeira vez que houve uma troca direta de opiniões. Algo foi aceite, algo foi considerado inaceitável. Este é um processo de trabalho normal para a procura de um consenso", disse Peskov.

O porta-voz do Kremlin, contudo, recusou adiantar pormenores sobre a reunião de cinco horas de terça-feira com os emissários de Trump: "Há um entendimento de que quanto mais discretas forem estas negociações, mais produtivas elas serão. Vamos manter este princípio e esperamos que os enviados americanos também o façam."

Na terça-feira, o encontro entre Putin e os enviados norte-americanos durou mais de cinco horas e terminou sem uma declaração oficial, apenas com uma nota das agências estatais russas a darem conta da sua conclusão. Pelas 21h40, o enviado do Kremlin, Kirill Dmitriev, partilhou nas redes sociais duas imagens da reunião, acompanhadas de uma só palavra: "produtivo".

Um pouco mais tarde, Yuri Ushakov, próximo de Putin, prestou as primeiras declarações públicas sobre as conversações. Ainda que frisando o seu caráter "construtivo", o diplomata de Moscovo disse, citado pela AP, que as partes "não estão mais perto de resolver a crise na Ucrânia", reiterando que ainda há "muito trabalho pela frente".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8