Trump defende que Zelensky e Putin “precisam de lutar um pouco mais” até encontrarem solução para a guerra
Líder norte-americano duvida de eventual reunião entre Zelensky e Putin.
Donald Trump recorreu a uma metáfora para ilustrar o momento atual do conflito na Ucrânia, admitindo que a guerra se vai prolongar por mais algum tempo.
“É como quando temos duas crianças num parque que não se suportam uma à outra e começam a lutar. Tentamos fazer com que parem, mas elas continuam a lutar até que se cansam e estão dispostas a parar. Por vezes, têm de passar por essa luta antes de conseguirem parar”, explicou o Presidente norte-americano, que não acredita num encontro bilateral entre Putin e Zelensky sem a sua presença.
“Uma reunião entre os três poderia acontecer. Uma reunião entre os dois, não tenho tanta certeza, mas acho que a reunião trilateral vai acontecer. Embora às vezes as pessoas não estejam preparadas para isso”, referiu Trump, segundo noticiou o portal de notícias ‘Daily Caller’.
Garantindo que continua empenhado na resolução do conflito, que “dura há demasiado tempo” e rouba a vida a entre “cinco e sete mil pessoas por semana, a maioria jovens”, Donald Trump insiste que terão de ser as potências europeias a encontrar a chave para a paz, cabendo a si o papel de ajudar no processo.
A Rússia ocupa atualmente cerca de 20% da Ucrânia, que Kiev quer de volta, além de garantias de segurança no futuro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt