"Estamos no bom caminho": Termina chamada telefónica entre Trump e Putin
Presidente norte-americano terá falado com Zelensky antes da chamada com o líder do Kremlin.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, falou com o presidente russo, Vladimir Putin. Segundo avança a Casa Branca, depois do contacto com o líder russo, Trump iria fazer uma chamada com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, mas a Reuters avança que essa conversa já aconteceu.
A chamada telefónica, que durou duas horas, foi "muito informativa e útil", segundo Putin. Donald Trump afirmou que a Rússia defende uma resolução pacífica da crise na Ucrânia, mas o líder do Kremlin garante que as raízes do problema devem ser eliminadas.
"Estamos no bom caminho", disse o presidente russo, segundo a agência Reuters, que cita órgãos internacionais. Putin admite a possibilidade de conseguir um cessar-fogo, assim que se fechem alguns acordos que beneficiem ambos os lados.
Donald Trump terá conversado com Zelensky durante "alguns minutos" antes da chamada com o líder do Kremlin, segundo uma fonte próxima do assunto citada pela agência Reuters.
O gabinete do presidente ucraniano não fez qualquer comentário depois de ser questionado sobre a chamada.
Recorde-se que Zelensky esteve reunido este domingo reunido com com o vice-presidente dos EUA, JD Vance, e o secretário de Estado, Mark Rubio, na embaixada americana em Roma.
Foi o primeiro encontro entre o líder ucraniano e Vance desde a reunião para as negociações na Casa Branca em fevereiro.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt