Ucrânia confirma entrada de tropas russas na região de Dnipropetrovsk
Forças ucranianas garantem que o avanço foi travado.
A Ucrânia confirmou que tropas russas entraram pela primeira vez na região de Dnipropetrovsk, a norte de Donetsk, num desenvolvimento preocupante que pode dar a Vladimir Putin um trunfo acrescido numa eventual troca de territórios no âmbito de um futuro acordo de paz.
Ao longo do verão, as forças de Moscovo anunciaram várias vezes que tinham entrado na região a partir da vizinha região de Donetsk, controlada pela Rússia, mas esta é a primeira vez que o Estado-Maior ucraniano confirma a sua presença na região. Em entrevista à BBC, Viktor Trehubov, do Grupo Estratégico-Operacional de Dnipro, garantiu que os avanços russos foram travados pelas forças ucranianas junto à fronteira regional.
Segundo vários bloggers militares, as tropas russas ocuparam duas aldeias junto à fronteira, Zaporizke e Novohryhorivka. O Estado-Maior ucraniano garante, por seu lado, que as forças de Kiev continuam a controlar Zaporizke mas admite que existem "atividades hostis em curso" na aldeia de Novohryhorivka.
Um avanço significativo das forças russas em Dnipropetrovsk seria um duro golpe no moral das tropas ucranianas e iria complicar ainda mais as negociações sobre eventuais trocas de território entre a Ucrânia e a Rússia, já que Moscovo passaria a ter um pé numa nova região além de quatro que controla parcialmente e cuja anexação reclama (Kherson, Zaporizhzhia, Donetsk e Luhansk), da Crimeia, e de pequenas parcelas de território que controla noutras duas regiões, Sumy e Kharkiv.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt