“Venceremos no melhor dia das nossas vidas”: Zelensky promete vitória contra a Rússia e diz que ninguém permitirá o fim da Ucrânia

Presidente ucraniano homenageia soldados mortos em evento com líderes mundiais.

25 de fevereiro de 2024 às 01:30
Homenagem decorreu no Aeroporto de Gostomel, perto de Kiev Foto: FILIPPO ATTILI / ITALIAN GOVERNMENT PRESS OFFICE / HANDOUT/epa
Partilhar

Apesar dos avanços recentes da Rússia, Volodymyr Zelensky prometeu que a Ucrânia vencerá. “Nós estamos a lutar há 730 dias das nossas vidas. E venceremos no melhor dia das nossas vidas”, afirmou o Presidente ucraniano numa cerimónia em homenagem aos soldados mortos na guerra que decorreu no Aeroporto de Gostomel, perto de Kiev. “Qualquer pessoa normal deseja que a guerra termine. Mas ninguém permitirá o fim da Ucrânia”, declarou.

Na cerimónia solene, que assinalou os dois anos de guerra, estiveram presentes a presidente da Comissão Europeia e os primeiros-ministros da Bélgica, Itália e Canadá. Ursula von der Leyen elogiou a resistência da Ucrânia durante a guerra e garantiu o apoio da União Europeia “enquanto for necessário”. A primeira-ministra italiana, que assinou ontem um acordo de segurança com a Ucrânia, garantiu a continuação do apoio ao direito de defesa dos ucranianos, o que “pressupõe necessariamente também um apoio militar”. O conflito - que entra agora no terceiro ano - provocou a destruição de importantes infraestruturas em várias áreas na Ucrânia, e um número por determinar de vítimas civis e militares.

Pub

Entretanto, o número dois do Conselho de Segurança russo, Dmitry Medvedev, prometeu, este sábado, que a Rússia se vingará contra as sanções ocidentais anunciadas no segundo aniversário do conflito e pela morte de Navalny. 

SAIBA MAIS

Pub

MÃE JÁ TEM O CORPO

O corpo de Alexei Navalny já foi entregue à sua mãe. Segundo a porta-voz do maior opositor de Putin, Kira Yarmysh, ainda não se sabe como será o funeral ou se as autoridades vão “interferir” na forma como será realizado.

A Ucrânia reivindicou este sábado a responsabilidade pelo ataque com um drone a uma das maiores siderurgias da Rússia, que produz armas para as forças russas. O ataque aconteceu no dia em que se assinalaram dois anos da invasão russa.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar