"Vivi a Segunda Guerra Mundial e agora temos isto": Idosa de 87 anos foge da guerra na Ucrânia

Fugiu acompanhada por uma amiga de 85 anos.

10 de março de 2022 às 12:43
Refugiados ucranianos chegam à Polónia Foto: Reuters
Partilhar

Tetyana Vatazho tem 87 anos e a guerra na Ucrânia obriga-a a lembrar-se do que viveu durante a Segunda Guerra Mundial. "

Quando era uma criança, vivi a Segunda Guerra Mundial. E agora temos isto", disse ao The Independent, apoiando-se às moletas, após ter conseguido fugir para a Polónia.O caminho até às fronteiras pode ser uma travessia impossível para alguns idosos dada a distância e, por isso mesmo, não são muitos os idosos que constam da lista de refugiados, explica o The Independent.Tetyana e Zhanna têm, entre outras doenças, graves deficiências, diabetes e problemas de audição mas encontraram na vontade de sobreviver uma força adicional. Estão neste momento em segurança na Polónia mas ainda não sabem qual será o próximo destino.

Pub

Com ela foi também Zhanna Zabrodska, uma amiga de 85 anos. Fugiram ambas de Kharkiv numa viagem que durou mais de dois dias. As filhas, Veronica e Vita, acompanharam-nas, bem como os gatos de ambas.

O caminho até às fronteiras pode ser uma travessia impossível para alguns idosos dada a distância e, por isso mesmo, não são muitos os idosos que constam da lista de refugiados, explica o The Independent.Tetyana e Zhanna têm, entre outras doenças, graves deficiências, diabetes e problemas de audição mas encontraram na vontade de sobreviver uma força adicional. Estão neste momento em segurança na Polónia mas ainda não sabem qual será o próximo destino.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar