Zelensky responde a Trump: "A Ucrânia nunca foi nem será um obstáculo à paz"

Norte-americano acusou o presidente da Ucrânia de principal "empecilho" a um acordo com a Rússia.

17 de janeiro de 2026 às 01:30
Kiev enfrenta falhas de energia com temperaturas negativas Foto: Direitos Reservados
Partilhar

Volodymyr Zelensky garante que a Ucrânia nunca foi um obstáculo à paz. Esta foi a resposta do presidente ucraniano a Donald Trump que afirmou que o líder russo “está pronto para chegar a acordo”, apontando Zelensky como o principal obstáculo às negociações.

Por sua vez, Zelensky responsabiliza Moscovo pela continuação do conflito, dada a destruição provocada pelos ataques russos contra infraestruturas civis. Segundo ele, o uso contínuo de mísseis e de drones iranianos Shahed demonstra que a Rússia não procura um acordo. “Quando os ucranianos ficam sem eletricidade durante 20 a 30 horas, é por causa da Rússia”, afirmou, defendendo que é Moscovo, e não Kiev, que deve ser colocada sob maior pressão internacional.

Pub

Mais de 400 edifícios residenciais na capital da Ucrânia permanecem sem aquecimento devido aos ataques russos que atingiram os sistemas de distribuição de energia e numa altura em que se registam 17 graus negativos na região.

No seguimento das declarações de Trump, o Kremlin veio concordar e culpou também Zelensky pela falta de um acordo de paz. Entretanto, também Vladimir Putin reiterou que a Rússia “almeja uma paz duradoura e sustentável que garanta a segurança de todos de forma confiável”, mas lamentou que “nem todos — incluindo a Ucrânia e as capitais que a apoiam” — estejam “preparadas para isso”.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar