page view

Bancada do PCP vazia no discurso de Zelensky

Intervenção do presidente ucraniano na Assembleia da República ocorre dois meses após o início da invasão russa da Ucrânia.

21 de abril de 2022 às 01:30
A carregar o vídeo ...

Bancada do PCP vazia no discurso de Zelensky

Os deputados do PCP não vão estar presentes, esta tarde, no Parlamento para ouvir o Presidente ucraniano. “O PCP não participará numa sessão na Assembleia da República concebida para dar palco à instigação da escalada da guerra contrária à construção do caminho para a paz, com a participação de alguém, como Volodymyr Zelensky, que personifica um poder xenófobo e belicista rodeado e sustentado de forças de cariz fascista e neonazi”, anunciou esta quarta-feira a líder parlamentar comunista, Paula Santos.

O intervenção de Zelensky na Assembleia da República ocorre dois meses após o início da invasão russa da Ucrânia - iniciada a 24 de fevereiro - e depois de já se ter dirigido aos deputados de vários países, como o Japão, os Estados Unidos, o Reino Unido, a França ou a Austrália.

Tendo-se destacado por utilizar exemplos nacionais para comparar a situação da Ucrânia com a de momentos históricos dos países a que se dirige - em Espanha, referiu-se ao bombardeamento de Guernica; em França, abordou a batalha de Verdun, durante a 1ª Guerra Mundial - Zelensky também não se tem coibido de criticá-los: no Parlamento alemão, por exemplo, afirmou que a ajuda alemã tinha chegado “demasiado tarde”. Esta é a primeira vez que um chefe de Estado estrangeiro discursa na Assembleia da República por videoconferência.

A intervenção está prevista para as 17h00 . Estará presente o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o primeiro-ministro, António Costa. Apenas discursará Augusto Santos Silva, presidente da Assembleia, não havendo intervenções dos vários grupos parlamentares ou deputados. As galerias também estarão encerradas ao público.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8