page view

Blinken acredita que armas dos EUA “vão fazer a diferença” na Ucrânia

Secretário de Estado norte-americano encontrou-se com Zelensky em Kiev para reiterar apoio.

15 de maio de 2024 às 01:30

O Secretário de Estado Antony Blinken garantiu na terça-feira em Kiev que a ajuda militar norte-americana que já começou a chegar à Ucrânia “vai fazer uma grande diferença” no campo de batalha.

“Sabemos que esta é uma altura difícil. Mas também sabemos que a ajuda está a caminho, alguma já chegou e o resto está a chegar. E essa ajuda vai fazer uma grande diferença no campo de batalha”, prometeu Blinken após um encontro com Volodymyr Zelensky. A visita-surpresa do chefe da diplomacia norte-americana visa reassegurar a continuação do apoio total dos EUA à Ucrânia numa altura particularmente difícil, em que a Rússia acaba de abrir uma nova frente na região de Kharkiv, pressionando ainda mais as exauridas forças ucranianas.

Zelensky agradeceu o apoio dos EUA e voltou a pedir mais defesas antiaéreas para proteger a população. “Precisamos de mais duas baterias ‘Patriot’ em Kharkiv, onde civis e militares estão sob constante ataque dos mísseis russos”, apelou.

O Governo de Kiev disse na terça-feira que existem sinais de “estabilização” na região de Kharkiv, com as forças ucranianas a bloquearem a maioria dos avanços russos, mas avisou que há sinais de que estará em preparação uma ofensiva semelhante mais a norte, na região de Sumy, para dividir ainda mais as tropas de Kiev.

Vladimir Putin inicia na quinta-feira uma visita de dois dias à China para aprofundar a “parceria sem limites” entre os dois países.

O novo ministro da Defesa russo, Andrei Belousov, diz que o principal objetivo é garantir a vitória na Ucrânia com o “mínimo de baixas”.

Pelo menos 17 pessoas ficaram na terça-feira feridas num ataque aéreo russo contra um edifício de 12 andares no centro de Kharkiv.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8