page view

EUA e Ucrânia têm novo plano de paz: em vez de 28 tem 19 pontos e questões sensíveis ficam de fora

Revelação foi feita pelo vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia. Pontos mais controversos serão discutidos entre Trump e Zelensky.

24 de novembro de 2025 às 17:35

Os Estados Unidos e a Ucrânia elaboraram um novo plano de paz para colocar fim à guerra. De acordo com o jornal Financial Times, o novo rascunho acordado entre os dois países contempla agora 19 pontos, e não os 28 iniciais. As questões mais sensíveis, contudo, serão discutidas diretamente entre Donald Trump e Volodymyr Zelensky - existe a possibilidade de se encontrarem ainda esta semana em Washington.

Sergiy Kyslytsya, vice-ministro das Relações Exteriores da Ucrânia que esteve em Genebra a negociar este fim-de-semana, referiu ao Financial Times que a reunião foi um esforço “intenso”, mas “produtivo”, que resultou num documento preliminar bastante alterado em relação ao inicial, deixando ambos os lados com uma sensação “positiva”.

Após intensas negociações que chegaram a estar perto de fracassar, os representantes dos EUA e da Ucrânia chegaram a acordo, nas reuniões mantidas em Genebra, sobre várias questões, mas deixaram de lado os pontos mais controversos, caso das questões territoriais e das relações entre a NATO, Rússia e EUA, que vão ficar para mais tarde para Trump e Zelensky resolverem.

A delegação da Ucrânia defendeu que "não tinha um mandato" para tomar decisões territoriais, pois segundo a constituição do país tal exige um referendo nacional.

Este novo rascunho, disse Kyslytsya, tem poucos pontos comuns com a versão anterior de 28 pontos. "Muito poucas coisas restaram da versão original. Desenvolvemos um sólido conjunto de pontos de convergência e algumas questões em que podemos chegar a um consenso. O resto exigirá decisões da liderança”, disse Sergiy Kyslytsya.

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, deixou esta segunda-feira uma mensagem na sua rede social Truth Social, a insinuar que podem ter existido avanços positivos no acordo de paz proposto pelos EUA à Ucrânia.

"Será mesmo possível que estejam a ser feitos grandes progressos nas negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia? Não acreditem até verem com os próprios olhos, mas algo de bom pode estar prestes a acontecer", escreveu Trump.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8