page view

Europa anuncia alternativa a plano de paz de Trump para a Ucrânia

Segundo o plano europeu, o exército da Ucrânia ficaria limitado a 800 mil soldados em tempo de paz.

23 de novembro de 2025 às 17:53

A Europa apresentou uma contraproposta ao plano de paz dos EUA para a Ucrânia que contempla várias condições e medidas que visam equilibrar compromissos militares, políticos e financeiros. Segundo o plano europeu, o exército da Ucrânia ficaria limitado a 800 mil soldados em tempo de paz, um número superior aos 600 mil propostos pelos EUA; a adesão da Ucrânia à NATO dependeria de consenso entre todos os membros da Aliança, algo que ainda não existe. Além disso, a proposta propõe que não haja presença permanente de tropas da NATO na Ucrânia em tempos de paz. E, por fim, o plano estipula que caças da NATO ficaram estacionados na Polónia e que a Ucrânia ficará ao abrigo de uma condição semelhante à do Artigo 5.º da NATO. A União Europeia propõe ainda que a Ucrânia seja compensada financeiramente por Moscovo, nomeadamente através da utilização de ativos russos congelados até que esses fundos cubram os danos causados pela invasão.

Por sua vez, a Ucrânia teria de se comprometer a não recuperar territórios ocupados pela força militar, iniciar negociações territoriais a partir da linha de contacto e realizar eleições assim que possível após a assinatura de um eventual acordo de paz.

Entretanto, Donald Trump acusou Zelensky de não mostrar “qualquer gratidão” pelos esforços dos EUA para terminar a guerra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8