page view

EUA planeiam enviar sistema de mísseis de longo alcance para a Ucrânia

É capaz de disparar vários mísseis a uma distância de até 300 quilómetros.

30 de maio de 2022 às 16:20

O governo dos Estados Unidos da América está a planear o envio de um sistema de disparo de mísseis de longo alcance (MLRS) para a Ucrânia. Segundo a BBC, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e outras autoridades ucranianas pediram a entrega dos MLRS para combater os bombardeamentos da Rússia na região leste de Donbas.

Um M270 MLRS é capaz de disparar uma série de munições, podendo atingir alvos até 300 quilómetros de distância. As forças militares de Kiev já se encontram a utilizar armas entregues pelos EUA, como canhões obus M777 que têm um alcance de, aproximadamente, 25 quilómetros.

A Rússia continua a atacar Severodonetsk bem como outras regiões do Donbass e interpreta o fornecimento de armas pesadas à Ucrânia como uma provocação que desencadearia uma resposta negativa por parte da Rússia.

De acordo com a BBC, um dos funcionários da Casa Branca revelou que estava confortável em fornecer à Ucrânia os MLRS, mas iria retirar armas de maior alcance compatíveis com este sistema.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, defendeu o envio das armas para o país, facilitando a sua defesa contra a "brutal artilharia russa".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8