page view

Ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia reúnem-se hoje para discutir situação na Ucrânia

Portugal estará representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel.

17 de março de 2025 às 07:25

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE) reúnem-se esta segunda-feira, em Bruxelas, com a situação na Ucrânia a dominar a agenda, que prevê a adoção de sanções devido à situação na República Democrática do Congo.

A situação na Ucrânia, é o tema dominante da agenda de trabalhos, com os chefes da diplomacia dos Estados-membros a debaterem, por videoconferência, com o seu homólogo ucraniano, Andrii Sybiha, a situação do país, nomeadamente face às diligências de Washington para acordar tréguas entre Kiev e Moscovo.

A alta representante da UE para os Negócios Estrangeiros, Kaja Kallas, deverá também pedir aos ministros dos Negócios Estrangeiros dos 27 que façam mais, "de forma urgente e imediata, para colocar a Ucrânia numa posição de força".

O 17.º pacote de medidas restritivas impostas pela UE a Moscovo também deverá ser debatido, com Kallas a defender: "Quanto mais forte formos nas sanções, na pressão sobre a Rússia, melhor será a posição da Ucrânia nas próximas etapas, nos próximos dias, semanas e meses".

Na sexta-feira, o Conselho da UE renovou por mais seis meses sanções impostas a responsáveis por violações da integridade territorial da Ucrânia.

Na reunião desta segunda-feira, na qual Portugal estará representado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, deverão também ser adotadas sanções para responder "à escalada da crise na República Democrática do Congo", segundo fonte europeia.

O grupo rebelde Movimento 23 de março (M23) tem avançado no território democrático-congolês desde janeiro, altura em que tomou Goma, capital da província de Kivu Norte.

Em fevereiro, o M23, que é apoiado pelo Ruanda - segundo a ONU e países como os EUA, a Alemanha e a França -, apoderou-se de Bukavu, a capital estratégica da vizinha província de Kivu Sul.

A situação no Médio Oriente estará também em discussão no Conselho de MNE da UE, com a fonte europeia a anunciar a intenção de haver "um diálogo de alto nível com a Autoridade Palestiniana" à margem da próxima reunião dos chefes da diplomacia, em abril.

As relações entre a UE e os Estados Unidos são o último ponto da agenda dos trabalhos desta segunda-feira e que decorre numa sessão em que apenas os ministros estão presentes na sala.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8