page view

Moscovo chama provocação ao apelo dos EUA para cidadãos saírem da Rússia

Pedido foi feito devido às consequências da invasão da Ucrânia.

17 de fevereiro de 2023 às 14:46

A Rússia considerou esta sexta-feira provocação o pedido dos Estados Unidos aos cidadãos norte-americanos para abandonarem imediatamente o território russo devido às consequências da invasão da Ucrânia. 

A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakarova, negou as acusações de Washington sobre "possível intimidação, maus tratos e detenção arbitrária" de cidadãos norte-americanos na Rússia.

"É uma característica do tratamento discriminatório que sofrem os russos" nos Estados Unidos, acrescentou a porta-voz citada pela agência TASS. 

Maria Zakarova disse também que Washington quer "cancelar tudo o que é russo" e criticou alegadas perseguições contra cidadãos russos que têm propriedades "noutros países", sem especificar. 

A embaixada dos Estados Unidos em Moscovo emitiu na segunda-feira um novo alerta de viagem aos cidadãos norte-americanos em que recomenda que não vão para a Rússia, pedindo também aos norte-americanos que se encontrem em território russo que abandonem o país imediatamente.

Na mesma nota, refere que "conta com capacidade limitada para assistir cidadãos norte-americanos na Rússia".

"Mantenham as maiores precauções devido ao risco de detenções" refere a mesma nota divulgada no início da semana. 

"O Governo russo declarou no passado dia 20 outubro 2022 a lei marcial as regiões fronteiriças com a Ucrânia, o que permite a rápida aplicação de medidas restritivas", acrescenta a nota.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8