page view

NATO em alerta durante grande ataque russo à Ucrânia

Caças polacos e aliados foram mobilizados para garantir segurança do espaço aéreo da Polónia. Morreram pelo menos três pessoas.

21 de setembro de 2025 às 01:30

Aviões da Polónia e da NATO foram mobilizados na madrugada deste sábado para garantir a segurança do espaço aéreo polaco durante mais um ataque russo em larga escala contra a Ucrânia, um dia após uma flagrante violação do espaço aéreo da Estónia por três caças russos.

“Aviões polacos e aliados estão a operar no nosso espaço aéreo e as nossas defesas aéreas e sistemas de reconhecimento por radar foram colocados nos mais elevado grau de prontidão”, indicou o comando operacional conjunto das forças polacas e da NATO, adiantando que se tratou de uma ação“preventiva” e que não foram registadas quaisquer violações do espaço aéreo polaco.

O ataque em massa russo visou nove regiões ucranianas, incluindo Kiev, e envolveu um total de 619 drones e mísseis balísticos e de cruzeiro, tendo causado pelo menos três mortos e dezenas de feridos. “Estes ataques não são uma necessidade militar, mas antes uma estratégia deliberada da Rússia para aterrorizar civis e destruir as nossas infraestruturas”, denunciou o presidente Volodymyr Zelensky, apelando aos aliados para refoçarem a pressão sobre Moscovo.

Entretanto, a Estónia convocou o embaixador russo para protestar contra a incursão de sexta-feira e anunciou que vai discutir o incidente com os aliados ao abrigo do Artigo 4 da NATO, que determina que qualquer Estado-membro pode consultar os aliados se considerar ameaçada a sua integridade territorial, independência política ou segurança.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8