page view

Rússia diz que não há planos para encontro Putin-Zelensky

Ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, diz que líderes não podem reunir-se sem uma agenda previamente preparada.

23 de agosto de 2025 às 01:30

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, indicou esta sexta-feira que não existem planos para um encontro entre Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky, contradizendo o presidente norte-americano, Donald Trump, que garantiu na segunda-feira que os preparativos para uma cimeira entre os dois presidentes estavam em marcha.

"Não existe qualquer encontro planeado", afirmou Lavrov em entrevista à NBC, adiantando que qualquer encontro ao mais alto nível tem de ter uma agenda previamente preparada. "Neste momento, não existe qualquer agenda", sublinhou o chefe da diplomacia russa, reiterando que Putin está disposta a reunir-se com o homólogo ucraniano, mas só depois de as principais questões serem resolvidas pelos negociadores de ambos os países, o que faz prever um processo negocial prolongado. Donald Trump, recorde-se, tinha anunciado que a cimeira entre Trump e Putin poderia realizar-se esta semana ou na próxima, o que parece cada vez menos provável.

O presidente ucraniano acusou esta sexta-feira a Rússia de inventar pretextos para adiar a cimeira. "Os russos estão a fazer tudo para evitar este encontro. O problema não é a cimeira em si, é o facto de eles não quererem acabar com a guerra", acusou Zelensky.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8