page view

Rússia lança maior ataque aéreo da guerra

69 mísseis balísticos e quase 300 drones atingiram várias cidades ucranianas durante a noite e madrugada

26 de maio de 2025 às 01:30

Pelo menos 12 pessoas morreram e dezenas ficaram este domingo feridas no maior ataque aéreo da Rússia contra a Ucrânia desde o início da guerra. A capital, Kiev, voltou a ser fortemente atingida pela segunda noite consecutiva, mas a destruição estendeu-se a várias outras cidades de norte a sul do país.

Segundo as autoridades ucranianas, as forças russas lançaram pelo menos 69 mísseis balísticos e 298 drones durante o ataque, que ocorreu em várias vagas ao longo da noite de sábado e madrugada de domingo, forçando dezenas de milhares de pessoas a refugiarem-se em abrigos subterrâneos. Mais de uma centena de drones foram abatidos pelas defesas aéreas ucranianas, mas os restantes semearam morte e destruição, atingindo edifícios residenciais e infraestruturas civis em Kiev, Odessa, Dnipro, Sumy, Mykolaiv, Konotop, Chernihiv, Ternopil e Kharkiv. Na capital ucraniana, que na véspera já tinha sido atingida por mais de 250 drones, pelo menos quatro pessoas morreram, três das quais crianças.

“O silêncio da América e de outros países apenas serve para encorajar Putin. Cada um destes ataques é mais do que suficiente para justificar a imposição de novas sanções à Rússia”, afirmou o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8