page view

Von der Leyen congratula-se com resultado de cimeira da UE que garante apoio à Ucrânia até 2027

Estados-membros deixaram cair a proposta de utilizar as receitas dos recursos russos congelados e depositaram os olhos na proposta de um empréstimo de 90 mil milhões de euros.

19 de dezembro de 2025 às 07:34

A presidente da Comissão Europeia congratulou-se esta sexta-feira com aprovação de um apoio de 90 mil milhões de euros para a Ucrânia para os próximos dois anos, advertindo Moscovo que os recursos imobilizados assim continuarão.

"Tínhamo-nos proposto a isto e conseguimos", disse Ursula von der Leyen, no arranque de uma conferência de imprensa conjunta com o presidente do Conselho Europeu, o português António Costa, e a primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, em Bruxelas.

No final de uma reunião do Conselho Europeu, a última do ano e que se prolongou pela madrugada desta sexta-feira para tentar encontrar um acordo para financiar a Ucrânia em 2026 e 2027, os 27 deixaram cair a proposta de utilizar as receitas dos recursos russos congelados e depositaram os olhos na proposta de um empréstimo de 90.000 milhões de euros.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8