Cascais: 2.º concelho-chave das eleições legislativas 2024
Nas últimas nove eleições legislativas, desde 1995, o concelho de Cascais votou sempre no partido eleito para formar governo.
Cascais é o 2º concelho-chave das eleições legislativas 2024. É o 3.º município com mais habitantes da área metropolitana da capital, o 8º mais rico do país e pertence ao distrito de Lisboa, o círculo eleitoral onde se elegem mais deputados: são 48. À medida que detalhamos os concelhos-chave mais relevantes para as atuais eleições, observando o sistema de representação proporcional e fazendo a conversão em mandatos de acordo com o método de Hondt, fica mais evidente a importância lógica do distrito de Lisboa e adivinha-se a de Cascais.
Nas últimas eleições legislativas, em 2022, o PS venceu o PSD no concelho de Cascais por uma diferença pouco superior a 4 800 votos, a segunda margem mais pequena de todos os concelhos-chave. De todos eles, este foi onde o PS menos subiu em termos de percentagem de votos de 2019 para 2022: 2,58%. Em Cascais, nas mesmas eleições, votaram 109 126 eleitores representando 9,23% de todos os votantes no distrito de Lisboa.
Este é mais um concelho-chave extremamente volátil ainda que se tenham verificado, ao longo dos vários escrutínios, comportamentos distintos em termos de intenções de voto no partido vencedor. Desde 2001, que o município é um bastião da direita com seis vitórias autárquicas consecutivas. Em oposição a esta lógica, desde as primeiras eleições legislativas em 1976, o concelho de Cascais, tal como o de Oeiras desde logo, já mudou de cor de partido vencedor por oito vezes. Agora, em 2024 e mais do que nunca para qualquer que seja o partido que ambicione ganhar as legislativas, Cascais é um concelho-chave de eleição.
Paralelamente, a atual batalha eleitoral de 2024 joga-se no combate à abstenção. De todos os concelhos-chave deste ano, Cascais foi o que, nas legislativas de 2022, teve a 3ª taxa de abstenção mais alta: 38,87%. No mesmo ano, de todos os concelhos-chave do país, o de Cascais foi onde IL CHEGA tiveram as suas 3ªs melhores votações em termos absolutos.
Nas últimas nove eleições legislativas, desde 1995, o concelho de Cascais votou sempre no partido eleito para formar governo.
Foram precisos 21 693 votos para, no distrito de Lisboa, eleger cada deputado.
Deputados eleitos: PS21, PSD13IL CHEGAquatro cada, CDU e BEdois cada e LIVRE PANum cada no total do distrito de Lisboa.
Só os votos no concelho-chave de Cascais no PS (37 403votos ou 34,28%) e PSD32 580votos29,86 %) contribuíram para eleger 1 deputado cada no distrito do Lisboa.
O que são os concelhos-chave?
São concelhos onde é expectável que haja um elevado número de votantes (superior a 70 mil) e onde, nos últimos nove atos eleitorais (para as legislativas), se tenham registado mudanças significativas na intenção de voto no partido com maior expressão em termos concelhios. São concelhos que podem fazer uma maior diferença em número de deputados eleitos para um partido que queira vencer as eleições legislativas de 2024. Na prática, o partido que vença concelhos-chave tem uma elevada probabilidade de vencer no distrito e, logo, conseguir um número decisivo de mandatos para estas eleições.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt