page view

Porto: 6.º concelho-chave das eleições legislativas 2024

Nas últimas nove eleições legislativas, desde 1995, o concelho do Porto votou por sete vezes no partido eleito para formar governo.

04 de março de 2024 às 12:58
A carregar o vídeo ...

Porto: 6.º concelho-chave das eleições legislativas 2024

O Porto é o 6.º concelho-chave das eleições legislativas 2024. Como segunda cidade mais importante do país, pertence naturalmente ao segundo círculo eleitoral que mais deputados elege nestas eleições: são 40. No entanto, nas eleições anteriores, em 2022, o Porto não fazia parte da lista de concelhos-chave e a razão tem a ver com a pouca volatilidade na cor do partido vencedor em termos de concelho. Nas oito eleições anteriores às de 2022 o concelho do Porto apenas tinha mudado de cor de partido vencedor uma única vez: aconteceu de 2009 (vitória conclusiva do PS de José Sócrates) para 2011 (vitória retumbante do PSD de Passos Coelho).O facto decisivo para a inclusão deste concelho no lote atual de concelhos-chave foram os resultados das legislativas de 2022, já que a vitória socialista desse ano por pouco mais de cinco centenas de votos foi o que bastou para que António Costa tenha vencido na Invicta estabelecendo a incerteza na vitória neste concelho-chave para estas eleições de 2024. A margem de vitória foi tão curta que, em termos meramente teóricos, se em 2022 existisse a atual coligação de direita, só o somatório dos votos de PSD e CDS teriam sido suficientes para aqui mudar a cor do partido vencedor.

Nas últimas nove eleições legislativas, desde 1995, o concelho do Porto votou por sete vezes no partido eleito para formar governo. Veremos se nas eleições de 10 de Março se mantém a tendência de voto socialista ou se a AD tem o que é preciso para fazer regressar a direita às vitórias das legislativas no Porto. Ambos os lados têm clara perceção disso. Basta ver os nomes dos escolhidos para cabeças de lista: Francisco Assis (PS) e Miguel Guimarães (AD). Nada despiciente será ainda a margem de progressão da Iniciativa Liberal e do Chega que, em 2024, muito deverão subir neste concelho-chave e neste círculo eleitoral. 

As últimas eleições legislativas, em 2022, foram tão arrasadoras para o PS que foi aqui no distrito-alvo do Porto que os socialistas mais aumentaram o número de deputados eleitos: subindo de 1719. Paradoxalmente, nesse ano, o PSD elegeu mais deputados no distrito do Porto (14) de que no de Lisboa (13). Destaque ainda para a CDU que, em 2022, conseguiu aqui o seu terceiro melhor resultado nacional em termos absolutos.

A última reflexão é que ao círculo eleitoral do Porto pertencem dois concelhos-chave: o do Porto e o de Vila Nova de Gaia. É nestes dois concelhos-chave que se vai decidir a tendência vencedora de todo o distrito.

Foram precisos 21 499 votos para, no distrito de Porto, eleger cada deputado.

Deputados eleitos: PS19, PSD14ILdoisBEdoisCHEdois e CDUum, no total do distrito do Porto.

Só os votos no concelho-chave do Porto no PS (46 363votos ou 35,08%) e PSD45 833 votos34,68%) contribuíram para eleger dois deputados cada no distrito do Porto.

 O que são os concelhos-chave?

São concelhos onde é expectável que haja um elevado número de votantes (superior a 70 mil) e onde, nos últimos nove atos eleitorais (para as legislativas), se tenham registado mudanças significativas na intenção de voto no partido com maior expressão em termos concelhios. São concelhos que podem fazer uma maior diferença em número de deputados eleitos para um partido que queira vencer as eleições legislativas de 2024. Na prática, o partido que vença concelhos-chave tem uma elevada probabilidade de vencer no distrito e, logo, conseguir um número decisivo de mandatos para estas eleições.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8