page view

Santa Maria da Feira: 8.º concelho-chave das eleições legislativas 2024

Nos últimos nove atos eleitorais em legislativas, Santa Maria de Feira já mudou de cor de partido vencedor por quatro vezes.

04 de março de 2024 às 12:43
A carregar o vídeo ...

Santa Maria da Feira: 8.º concelho-chave das eleições legislativas 2024

é o 8.º concelho-chave das eleições legislativas 2024. É o único concelho-chave que pertence ao distrito de Aveiro, que elege 16 deputados, embora integre a área metropolitana do Porto. Santa Maria da Feira é um município contíguo a outro concelho-chave destas eleições: o de Vila Nova de Gaia que é, marcadamente, mais socialista que o primeiro. Adicionalmente, os eleitores feirenses têm a particular consciência política de, nas eleições autárquicas, serem um verdadeiro bastião laranja enquanto que nas legislativas o poder tem sido repartido.

Santa Maria da Feira representou, em 2022, 20,43% de todos os votantes no distrito de Aveiro (onde deram entrada 74 548 votos no total) e é, de longe, o concelho mais determinante em termos distritais (o concelho de Aveiro representou apenas 11,22% da totalidade de votantes do distrito inteiro). Em 2024, o partido que conquistar o concelho-chave de Santa Maria da Feira vai, seguramente, vencer o distrito e assegurar o maior número de representantes na Assembleia da República.

Nas últimas eleições legislativas, em 2022, o PS venceu o PSD no concelho de Santa Maria da Feira por mais de 6 000 votos (mais do dobro da vantagem, relativamente às eleições de 2019). No distrito, os votos dos feirenses foram determinantes para, em 2022, dar a vitória ao PS por 8 mandatos a 7 do PSD e a um do CHEGA. De 2019 para 2022, uma nota adicional para a perda total de mandatos dos 2 deputados do BE e do único deputado do CDS.

Nos últimos nove atos eleitorais em legislativas, Santa Maria de Feira já mudou de cor de partido vencedor por quatro vezes. É um dos, apenas, cinco concelhos-chave onde isso aconteceu no passado. Mas bem mais determinante é a característica que este concelho-chave partilha com somente outros três: é que desde 1995, o concelho-chave de Santa Maria da Feira votou sempre no partido eleito para formar governo e, tal como aos seus adversários, este aspeto não passará ao lado do cabeça de lista do PS em Aveiro, Pedro Nuno Santos.

Foram precisos 18 005 votos para, no distrito de Aveiro, eleger cada deputado (um aumento em relação às legislativas de 2019 onde o número foi de 17 262 votos).

eleitos no distrito de Aveiro: PS8, PSD7 e CHEGAum.

Só os votos no concelho-chave de Santa Maria da Feira no PS (31 904 votos ou 42,8 %) e PSD25 639 votos34,39%) contribuíram para eleger um deputado cada no distrito de Aveiro.

O que são os concelhos-chave?

São concelhos onde é expectável que haja um elevado número de votantes (superior a 70 mil) e onde, nos últimos nove atos eleitorais (para as legislativas), se tenham registado mudanças significativas na intenção de voto no partido com maior expressão em termos concelhios. São concelhos que podem fazer uma maior diferença em número de deputados eleitos para um partido que queira vencer as eleições legislativas de 2024. Na prática, o partido que vença concelhos-chave tem uma elevada probabilidade de vencer no distrito e, logo, conseguir um número decisivo de mandatos para estas eleições.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8