Lisboa é o concelho-chave mais relevante para eleições legislativas em Portugal

Nas últimas nove eleições legislativas, desde 1995, o concelho de Lisboa votou sempre no partido vencedor em termos nacionais.

08 de março de 2024 às 10:44
Partilhar

é o concelho-chave mais relevante de quaisquer eleições legislativas em Portugal. Registar, aqui, o melhor resultado possível é a principal motivação de todos os partidos, com ou sem representação parlamentar. Nas últimas eleições legislativas, em 2022, e de todos os concelhos-chave, Lisboa foi o 2º onde se notou mais a diferença entre o partido vencedor no concelho, o PS, e o segundo classificado, o PSD: 27 550 votos. Se, nesse ano, existisse a coligação AD, a simples soma dos votos no CDS-PP encurtaria a diferença para 20 615 votos. No total, no mesmo ano, votaram neste concelho 303 504 eleitores, o que representa 25,68% de todos os votantes no distrito.

Este é um concelho-chave onde a previsão de votos é das mais difíceis do país, já que não há domínio claro de tendência política: desde o 25 de Abril, nas eleições legislativas, houve oito vitórias da direita e outras tantas da esquerda e, nas autárquicas, oito vitórias da esquerda e seis da direita. Por outro lado, é aqui que, partidos mais pequenos têm hipóteses de eleger deputados - lembrando que, em 2019, só os votos no distrito de Lisboa, muito à boleia dos registados no concelho, elegeram os únicos deputados de ILLIVRECHEGA sendo que o mesmo aconteceu em 2022 com os solitários deputados de PANLIVRE. Adicionalmente, de todos os concelhos-chave, o de Lisboa foi o 3º onde o PS menos cresceu percentualmente (3,16%) quando comparado com as eleições de 2019.

Pub

Em 2022, de todos os concelhos do país, o de Lisboa foi onde cada partido com assento parlamentar atingiu o maior número absoluto de votos com excepção do CHEGA e o único onde um partido, o PS, conseguiu ultrapassar os cem mil votos (valendo-lhe mais um deputado no concelho do que em 2019).

Finalmente, nas últimas nove eleições legislativas, desde 1995, o concelho de Lisboa votou sempre no partido vencedor em termos nacionais.

Pub

Foram precisos 21 693 votos para, no distrito de Lisboa, eleger cada deputado.

Deputados eleitos: PS21, PSD13IL CHEGAquatro cada, CDU e BEdois cada e LIVRE PANum cada no total do distrito de Lisboa.

Só os votos no concelho-chave de Lisboa no PS (110 559votos ou 36,43 %), PSD83 009votos27,35 %) e IL32 152 votos10,59%) contribuíram para eleger 531 deputados, respectivamente, no distrito do Lisboa.

Pub

O que são os concelhos-chave?

São concelhos onde é expectável que haja um elevado número de votantes (superior a 70 mil) e onde, nos últimos nove atos eleitorais (para as legislativas), se tenham registado mudanças significativas na intenção de voto no partido com maior expressão em termos concelhios. São concelhos que podem fazer uma maior diferença em número de deputados eleitos para um partido que queira vencer as eleições legislativas de 2024. Na prática, o partido que vença concelhos-chave tem uma elevada probabilidade de vencer no distrito e, logo, conseguir um número decisivo de mandatos para estas eleições.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar