Barra Cofina

Correio da Manhã

Eu Repórter CM
5

Carta para Rui ‘Vitória’

Leitor do CM Valter Varela Golias fez-nos chegar esta carta.
19 de Dezembro de 2015 às 13:27
Rui Vitória, treinador do Benfica
Rui Vitória, treinador do Benfica FOTO: Rui Silva
"Sr. Rui ‘Vitória’, em primeiro lugar queria deixar bem claro que não estou, nunca estive e nunca vou estar contra um ativo do Benfica, mas tenho aqui uns pontos que me parecem interessantes colocar em cima da mesa.

1. Sendo Benfiquista, hoje estou feliz sabe porquê?
Porque começo a perceber que desde início eu tinha razão; O Benfica de Rui Vitória só vai jogar bem quando jogar com as ideias próprias do treinador.

E quais são as ideias que eu acho que são próprias do Sr. ‘Vitória’? Jogar em 4-3-3 com dois médios mais defensivos, com um 10 a servir o ponta de lança e dois extremos bem abertos.

Mas sabe o que você esta a fazer no Benfica, ‘Vitória’? Você esta a tentar usar o software que está no Benfica há seis anos, mas sabe porque não esta a resultar? Porque o cérebro não está lá e porque você antes de chegar a luz nunca jogou só com dois médios, mas sim com três; nunca jogou com dois pontas de lança, mas sim com 1.

2. Começo eu e muitos benfiquistas a ter desgosto de ver o seu Benfica jogar porque você está a revelar uma certa teimosia que se abateu na Luz nos últimos seis anos e que nos deixava a beira de ataques de nervos quase todas a semanas.

Vá ver os jogos do Benfica e veja quais foram exatamente aqueles em que a equipa esteve mais junta, criou mais situações de golo e deu mais espectáculo. Aí você vai ver que foram os jogos do tal 4-3-3, independente dos intérpretes.

Você, que esteve de fora o ano passado, não conseguiu ver que o Eliseu é muito fraco? Que não ataca bem e que a defender é pior ainda? (Por esta altura o Hulk deve estar a esfregar as mãos) Você não acha que o Guedes já anda a jogar muitos minutos? Não acha que o Carcela merecia jogar mais? O Victor Andrade e o Nuno santos desaparecem quando estamos a ter dificuldades em jogar pelos flancos? Sendo que são dois jogadores que não têm medo de ir para cima e com isso ganham metros com rapidez, muitas vezes ganham inúmeras faltas laterais e sacam alguns amarelos, nesse tipo de jogos podem revelar-se decisivos.

O Jonas ultimamente farta-se de jogar mal e não sai do onze, o Samaris faz um mau jogo e sai para entrar Fejsa, que a desarmar é bom mas que para armar jogo não serve? Parece-me lógico que o Fejsa pode jogar bem, mas com 3 homens no meio onde tenha um homem ao seu lado para tomar-lhe a bola assim que ele o recupere. Num meio campo com dois homens parece-me que Samaris é mais lesto a ganhar metros depois de recuperar a bola, embora ache que o meio campo tem de ser a três.

Você não acha que na terça-feira, por exemplo, podia ter dado descanso ao Jonas, ter colocado o Djuricic no onze e com isso você dava confiança a um homem que entrou bem em Setúbal e ao mesmo tempo jogava no seu esquema de sempre, que é o 4-3-3? Quando se chega a um clube grande ou a qualquer tipo de profissão, ‘Vitória’, temos de ter as nossas ideias fixas e implantá-las de acordo com o que as regras permitirem.

O seu Guimarães, mesmo perdendo, jogava bem contra o Arouca, União, Sporting e por aí fora porque tinha ideia próprias e não jogava com táticas de antigos treinadores.

Porque o faz no Benfica? Porque no Benfica você não joga sempre com o "Bernard" atrás do "Tomané"? Porque só joga assim nos jogos teoricamente mais difíceis? Jogue em 4-3-3, que é ideia sua, e vai ver que o seu Benfica começa a ganhar regularidade porque, enquanto andar entre o software e as suas ideias, dá-de aparecer sempre uma União para lhe deixar sem ideias.

3. Você parece um treinador que só faz o que está nos livros.
Então, a equipa precisa de ganhar e você põe-se a fazer troca por troca sem arriscar mais nada? Ou terá ficado sem ideias, já que não pode levar o computador com o software para o banco? O Djuricic fez alguma coisa de mal para ter entrado o Talisca no seu lugar? Custava tanto ter mudado um jogador logo ao intervalo?

Mas já sei, os livros dizem que é melhor esperar 10 ou 15 minutos para ver o que vai dar a segunda parte.

Os livros dizem quantos mais avançados melhor, mas parece-me falso porque esse seu Benfica com dois pontas de lança nunca foi e nunca será uma equipa fiável porque anda toda gente longe uns dos outros e a bola nem chega à frente, ao contrário do que acontece quando joga com um 10 atrás de um ponta de lança e dois extremos bem abertos.

Você acha normal o Benfica jogar com o União da Madeira e o guarda-redes só fazer duas defesas?
Vou terminar por aqui, ‘Vitória’, e não vou mais bater no ceguinho porque, como você mesmo diz, são dados factuais e o que salta à vista é que o Benfica com os grandes ou com os pequenos tem que jogar em 4-3-3 e esquecer o software com o 4-4-2, porque esse está do outro lado.

Saudações benfiquistas.

#RumoAoTrinta5

Valter Varela Golias"
Carta Rui Vitória Benfica futebol Valter Varela Golias
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)