"Autor incontornável de 3 ou 4 décadas do humor em Portugal."
O cartoonista José Vilhena, de 88 anos, fundador das revistas O Moralista e Gaiola Aberta, morreu este sábado em Lisboa, no Hospital de S. Francisco Xavier, vítima de doença prolongada, disse à Lusa um familiar.
O velório de José Vilhena realiza-se no domingo a partir das 18h00 na Basílica da Estrela, em lisboa, estando o funeral previsto para as 11h00 para o cemitério do Alto de S. João, onde se realiza a cerimónia de cremação, pelas 12:00, disse a mesma fonte.
Natural de Figueira de Castelo Rodrigo, no distrito da Guarda, estudou Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes, no Porto, vindo a instalar-se em Lisboa, onde na década de 1950 assinou cartoons para os jornais Diário de LisboaCara Alegre e O Mundo Ri - de que foi um dos fundadores.
"José Vilhena foi o autor incontornável de três ou quatro décadas do humor em Portugal. A sua obra, na tradição de Gil Vicente, Bocage ou Bordalo Pinheiro, é uma crónica dos tempos. Umas vezes pela crítica de costumes, outras vezes no olhar sobre a política, outras sobre a Igreja e quase sempre sobre a mulher", afirma em comunicado enviado à Lusa, o seu sobrinho Luís Vilhena. José Vilhena morreu este sábado de madrugada, aos 88 anos, no hospital São Francisco Xavier, vítima de doença prolongada.
A família do cartoonista confirmou o óbito através de um comunicado. José Vilhena foi o autor de "três ou quatro décadas do humor em Portugal. A sua obra, na tradição de Gil Vicente, Bocage ou Bordalo Pinheiro, é uma crónica dos tempos".
"Apesar de desconhecido atualmente pela maior parte das novas gerações, a sua obra é ainda recordada por muitos apreciadores do género. Sentimo-nos por isso obrigados a comunicar publicamente o seu falecimento e disso vimos, por este meio, vos dar conta. Em 2006 José Vilhena cessa a sua atividade por força dos sintomas próprios de uma doença de Alzeimer. Desde então instalado numa ‘casa de repouso’, resistiu durante quase dez anos à doença, tendo falecido hoje com 88 anos.", lê-se no comunicado enviado pelas família.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.