Daniela Vilar Santos
JornalistaSara Reis Teixeira
JornalistaLeonor João
JornalistaO Rei Carlos III foi este sábado coroado formalmente, juntamente com a esposa, a rainha consorte Camila, numa cerimónia plena de pompa e tradições seculares que aconteceu pela última vez há 70 anos.
1 / 11
O evento foi essencialmente simbólico, pois Carlos III foi proclamado chefe de Estado logo após a morte da mãe, Isabel II, em setembro, e o ritual tem vindo a ser repetido há mais de 900 anos na Abadia de Westminster, abrilhantado pelas ostensivas jóias da coroa e trajes exuberantes.
O Reino Unido é a única monarquia europeia a manter uma celebração religiosa na coroação, que assinala a atribuição da graça de Deus ao soberano.
Português entre os convidados de honra para coroação de Carlos III
Entre as centenas de convidados de honra que assistirão este sábado ao vivo à coroação do Rei Carlos III vai estar o madeirense Maciel Vinagre, funcionário hospitalar condecorado pela rainha Isabel II durante a pandemia.
"Não estava à espera", admitiu o português à Agência Lusa, relatando que teve de responder em menos de 24 horas ao convite recebido por email em março, senão perderia o lugar na Abadia de Westminster.
Líder de grupo anti-monárquico detido antes do início da cerimónia
O líder do grupo anti-monárquico Republic, Graham Smith, foi detido este sábado antes do início da cerimónia de coroação de Carlos III, revelou um porta-voz do grupo, citado pela
O líder do grupo anti-monárquico Republic, Graham Smith, foi detido este sábado antes do início da cerimónia de coroação de Carlos III, revelou um porta-voz do grupo, citado pela Reuters.
De acordo com a Sky News, mais cinco pessoas foram detidas. A polícia britânica recusou a dizer qual o motivo das detenções.
Primeira-dama dos EUA chega à Abadia de Westminster
A primeira-dama dos EUA, Jill Biden, já chegou à Abadia de Westminster para assistir à cerimónia de coroação de Carlos III e de Camila.
Seis ativistas antimonarquia detidos em Londres antes da coroação do rei Carlos III
Seis ativistas do grupo antimonarquia "Republic", entre os quais o dirigente, Graham Smith, foram detidos este sábado de manhã, em Londres, quando se preparavam para protestar contra a coroação do rei Carlos III, disseram os organizadores do protesto.
A polícia deteve "seis dos nossos organizadores e apreendeu centenas de cartazes" com o slogan "Not my King" ("Não o meu rei"), disse à agência AFP um porta-voz do grupo "Republic".
Centenas de apoiantes do grupo, que pretende substituir a monarquia britânica por uma república, com um chefe de Estado eleito, reuniram-se em Trafalgar Square, no percurso da procissão para a coroação de Carlos III.
Altas figuras da União Europeia chegam à Abadia de Westminster
Ursula von der Leyen, Charles Michel e Roberta Metsola já estão na Abadia de Westminster.
Presidente francês chega à abadia acompanhado pela mulher. Marcelo Rebelo de Sousa também estará presente.
Procissão do Rei sai do Palácio de Buckingham rumo à Abadia de Westminster
Carlos III e Camila já abandonaram o Palácio de Buckingham. No Coche de Estado de Jubileu de Diamante seguem para a Abadia de Westminster, acompnhados pela procissão do rei.
Harry chega à Abadia de Westminster
O príncipe Harry já chegou à Abadia de Westminster para assistir à cerimónia de coroação do pai. Não vem acompanhado nem por Meghan Markle nem pelos filhos.
Carlos III e Camila chegam à Abadia de Westminster
Carlos III e Camila já chegaram à Abadia de Westminster para serem coroados rei e rainha do Reino Unido.
William, Kate e George acompanham Carlos III na entrada da abadia
"God Save The King": Arcebismo da Cantuária dá início à cerimónia
O Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, dá início à cerimónia. Carlos III é apresentado ao público e é proclamado como "Rei indúbitável".
Pode ouvir-se os presentes entoaram "God Save The King!".
Carlos III faz o juramento
Carlos III faz o juramento de que irá cumprir os deveres de rei com base na fé na Igreja e na paz.
"Eu, Carlos, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testemunho e declaro que sou um protestante fiel e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas leis de acordo com os meus poderes e com a lei, diz o soberano.
Primeiro-ministro do Reino Unido lê passagem bíblica na cerimónia
Rishi Sunak, o primeiro-ministro do Reino Unido lê uma passagem da bíblia, "A Epístola aos Colossenses".
Justin Welby começa a proferir o sermão
"Estamos aqui para coroar um rei, e coroamos um rei para servir", diz o Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, quando começa a proferir o seu sermão.
O religioso aproveita para destacar o trabalho de 400 jovens trabalhadores da caridade "extraórdinários" , que se dedicam a ajudar o próximo.
"Temos a honra de estar na abadia com tantos que demonstram tanto amor ao apoiar instituições e trabalhar em prol do outro", salientou Welby.
Carlos III está a ser ungido com óleo sagrado
Prossegue-se à unção, parte mais sagrada de toda a cerimónia, na qual Carlos II é ungido com óleo que está guardado na âmbula e que é derramado na Colher da Coroação. Esta parte não é vista pelo público.
Este óleo foi consagrado em Jerusalém pelo patriarca da cidade, Theophilos III e pelo arcebispo anglicano, Hosam Naoum.
Rei Carlos III veste capa e recebe joias da coroa britânica
Carlos enverga a ‘supertúnica’ e recebe os ornamentos simbólicos: o Orbe do Soberano, o Anel da Coroação, o Cetro Soberano com a Cruz e o Cetro Soberano com a Pomba.
Rei Carlos III coroado aos 74 anos na Abadia de Westminster
Justin Welby coloca a coroa de Santo Eduardo na cabeça de Carlos III, que está sentado num trono com mais de 700 anos.
Aos 74 anos, o soberano torna-se o rei de Inglaterra.
Príncipe William presta juramento de lealdade ao Rei de Inglaterra
O filho mais velho de Carlos III ajoelha-se perante o pai e promte-lhe lealdade durante o reinado. "Eu, William, príncipe de Gales, juro lealdade e fé e verdade, como teu vassalo. Assim Deus me ajude."
Camila recebe coroa e torna-se rainha de Inglaterra
Camila Parker recebe a coroa da Rainha Maria e torna-se oficialmente a rainha de Inglaterra, abandonando o título de Rainha Consorte.
Foi a Rainha Isabel II que decidiu que a mulher do filho se tornaria um dia rainha de Inglaterra. Revelou publicamente o desejo poucos meses antes de morrer, a 8 de setembro de 2022.
Reis de Inglaterra seguem em direção ao Palácio de Buckingham para a "saudação real"
O rei Carlos III e a rainha Camila já deixaram a Abadia de Westminster, onde decorreu a cerimónia onde foram ungidos, coroados e entronizaos.
Seguem no coche de Estado Dourado (Gold State) para o Palácio de Buckingham.O coche foi construído em 1872, pesa quatro toneladas e a madeira é coberta com uma camada de folha de ouro.
O regresso ao palácio foi antecedido do Hino Nacional durante o qual os reis de Inglaterra percorreram o corredor principal da abadia, e, num momento inédito, pararam para cumprimentar os representantes de outras religiões convidadas para a cerimónia.
Lusa
Seguir Autor:
Milhares de pessoas saúdam os reis de Inglaterra durante 'Procissão da Coroação'
São milhares as pessoas que estão nas ruas para ver os reis de Inglaterra no cortejo real. Populares entoam "God Save The King" e aplaudem os monarcas.
A "Procissão da Coroação" trata-se do maior desfile militar desde 1953.
Reis chegam ao Palácio de Buckingham
Reis recebem saudação real no terraço do jardim do Palácio de Buckingham
Os reis já estão no terraço do jardim do Palácio de Buckingham. Recebem os três "Vivas" dos militares e assistem ao espetáculo aéreo.
Louis: bocejou e não passou despercebido
O filho mais novo de William e Kate, Louis, mostrou-se atento à cerimónia de coroação do avô Carlos III. No entanto, o neto do rei não conseguiu esconder o sono e bocejou várias vezes.
Família real na varanda do Palácio de Buckingham para assistir a espetáculo aéreo
A família real está na varanda do Palácio de Buckingham para assistir ao espetáculo aéreo em homenagem aos monarcas.
Milhares de pessoas estão diante do palácio para ver os reis.
Reis recolhem ao Palácio de Buckingham. Celebrações prolongam-se durante três dias.
Este domingo realiza-se o grande almoço da Coroação e o Castelo de Windsor abre portas para cerca de 20 mil pessoas que vão assistir ao concerto da coroação.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.