Vista Alegre exporta 67% das vendas
Quatrocentos pontos de venda em 77 países.
A Vista Alegre foi a primeira fábrica portuguesa a produzir porcelana. Desde 1824, ano de fundação, a empresa consolidou a presença e a notoriedade da marca no mercado português.
Hoje a empresa gere uma rede de mais de 140 lojas e 400 pontos de venda em 77 países. Para o sucesso recente nos mercados externos contribuíram as parcerias com artistas mundiais e marcas de alta-costura como Christian Lacroix e Oscar de La Renta.
Os serviços de mesa de Christian Lacroix foram líder de vendas em vários países, entre eles, França, Alemanha, Estados Unidos e Itália. Em terras lusas uma das apostas mais recentes é o serviço de chá ‘Mouraria’ criado com a colaboração da fadista Mariza.
Dada a notoriedade internacional da cantora, a coleção vai estar à venda em todos os países onde a marca está presente. Além de uma maior eficiência nas unidades fabris, tem sido esta aposta no lançamento de novos produtos que mais tem contribuído para o crescimento de 20% das vendas nos últimos anos.
Os serviços de mesa lançados nos últimos 3 anos representam mais de 50% da faturação. O objetivo da empresa é consolidar as vendas nos países onde já está presente e conquistar os mercados do Médio Oriente.
Milhões de peças para IKEA
No lugar da Vista Alegre (VA) em Ílhavo abriu, em outubro deste ano, o Montebelo Vista Alegre Hotel. Mais um importante passo, que se segue a outros relevantes.
Entre 2012 e 2014, a VA investiu 25 milhões numa nova unidade industrial, a Ria Stone. A nova fábrica arrancou há um ano e meio e, em 2016, vai produzir 30 milhões de peças em louça de mesa grés para o cliente IKEA.
"Vendemos para a Casa Branca"
Correio da Manhã – Qual a forma de entrada nos mercados?
Lázaro Sousa – Nos mercados mais relevantes temos filiais: Espanha, Moçambique, Brasil e EUA. Noutros fazemos parcerias ou abrimos lojas próprias.
– Que adaptações fazem aos produtos?
– O mercado asiático requer serviços com mais taças para arroz e molhos, já o norte-americano pede peças com maior dimensão. O africano prefere peças sofisticadas e o nórdico opta por serviços mais simples.
– Vendem para casas reais?
– Sim, e também para a Casa Branca e para 20 embaixadas em todo o Mundo.
– Como vê o setor no futuro?
– Se daqui a 30 anos ainda se usarem pratos, copos e talheres, queremos estar entre as 3 melhores empresas do Mundo.
B.I.
Nome: Vista Alegre Atlantis, fundada em 1824
Produto: Porcelana e cristal
Vendas em 2014: 65 milhões de euros
Número de trabalhadores: A Vista Alegre Atlantis conta atualmente com 1700 trabalhadores
Exportação: Cerca de 67% vendas
Principais mercados: Espanha, Alemanha, França e Itália
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt