Carlos Santos exporta 99% das vendas
Calçado exclusivo da marca Carlos Santos conquista famosos.
A Zarco produz calçado masculino exclusivo sob a marca Carlos Santos, um líder apaixonado por sapatos que deu o seu nome à própria marca. Desde 1942, ano de fundação, que Carlos Santos trabalha na empresa. Na altura, era um jovem de 14 anos, que começou como administrativo, passou a vendedor e, em 1986, tornou-se sócio da empresa. Hoje é o único dono da Zarco.
Os sapatos nascem pela sua mão e com o apoio de estilistas internacionais. Carlos Santos acompanha a criação de todos os modelos e diariamente supervisiona a produção. O fabrico é essencialmente artesanal e inclui mais de 200 operações manuais, a utilização de máquinas é apenas complementar. Um sapato praticamente manufaturado que alia o artesanato à tecnologia. Uma combinação que permite produzir sob a linha ‘goodyear flex’. O resultado é um sapato robusto mas com o conforto e a flexibilidade de uma sapatilha de futebol. Uma qualidade máxima que conquistou clientes na Europa, nos Estados Unidos e no Japão.
A marca Carlos Santos produz duas coleções por ano: primavera/verão e outono/inverno, e introduz entre 30 e 40 modelos por época. O design segue uma linha clássica mas com detalhes que surpreendem o cliente. As coleções incluem modelos mais arrojados para, por exemplo, os Estados Unidos, formas mais pontiagudas para o consumidor holandês, e formatos diferentes para as várias fisionomias de pés. Enquanto o cliente alemão e nórdico exigem formas maiores, já o japonês prefere uma forma mais elegante e mais pequena.
O calçado de luxo Carlos Santos já conquistou clientes especiais, como o primeiro-ministro holandês, Mark Rutte, e o tenor Andrea Bocelli. A linha de calçado feminino é uma aposta recente, mas já é um sucesso nos mercados alemão e francês.
A empresa exporta quase tudo o que produz para mais de uma dezena de países.
Investimento: À conquista do Médio OrienteNos próximos anos, o objetivo da Zarco é conquistar os mercados do Médio Oriente. Para isso, a empresa apostou numa nova linha de acessórios, que inclui mochilas 24 horas em formato desportivo, um malote 48 horas com tecido antibacteriano e de grande durabilidade e resistência, e um porta-cartões. Além disso, a marca também produz cintos que combinam com a cor do sapato. As cores são feitas à mão, não têm uma cor mate nem uniforme, o que contribui para o aspeto artesanal e exclusivo do sapato.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt