Science4you vende já para 27 países
Empresa no reino dos brinquedos educativos.
A Science4you é uma empresa portuguesa de brinquedos educativos que alia a diversão das crianças ao conhecimento científico. Fundada em 2008 por Miguel Pina Martins, com base num projeto académico da Faculdade de Ciências de Lisboa, a empresa rapidamente conquistou o mercado nacional.
Em Portugal, a Science4you tem 12 lojas físicas e mais de 40 quiosques em centros comerciais dispersos por todo o País. Após crescimentos anuais de vendas nacionais superiores a 100%, a exportação era o caminho a seguir.
Em 2009, a vizinha Espanha foi a primeira conquista. Hoje a empresa tem 12 lojas próprias no mercado espanhol e um escritório em Madrid com 10 trabalhadores.
A opção seguinte foi o Reino Unido: o maior consumidor de brinquedos europeu. Os principais mercados são o espanhol e o britânico mas, no total, a empresa já exporta mais de um terço das vendas para 27 países: entre eles, França, Grécia, Finlândia, Itália, Polónia, Lituânia, Angola, Brasil e Austrália.
O objetivo da empresa é duplicar o volume de exportação até 2017 e conquistar o mercado norte-americano. Este ano a empresa já ganhou mais de 8 prémios nacionais e internacionais e estima vendas de 12 milhões de euros.
Novas instalações no MARL
Para acelerar o processo de internacionalização e consequente capacidade de produção, a empresa investiu em novas instalações no MARL (Mercado Abastecedor da Região de Lisboa). Um passo importante foi o aumento de capital de 7 milhões de euros, realizado em setembro deste ano.
A Science4you emprega 140 trabalhadores e tem uma de linha de mais de 300 brinquedos científicos.
"Olhar para o mercado global"
Correio da Manhã – Como recorda o início da empresa?
Miguel Martins – Com muito trabalho e sacrifício, na altura fazia tudo sozinho: geria as contas, desenhava os brinquedos e fazia as encomendas.
– Quando e como começou a exportar?
– Logo em 2009. Sempre pensámos em produzir para o mercado global. Daí o nome Science4you e não ciência para ti.
– Qual é o desafio da internacionalização?
– Conseguir encontrar parceiros locais que ajudem a desenvolver a marca.
– Precisou de financiamento para crescer?
– Sim, temos recorrido a capital de risco, partilhando parte do capital. Prefiro ter parte de uma grande herdade do que ser dono do meu jardim.
B.I.
Nome: Science4you, fundada em 2008 por Miguel Pina Martins, licenciado em gestão pelo ISCTE
Volume de vendas: As vendas, em 2014, atingiram os 6,5 milhões de euros
Número de trabalhadores: Atualmente, a Science4you emprega 140 trabalhadores
Volume de exportação: A Science4you exporta 30% da sua produção
Principais mercados: Espanha e Reino Unido
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt