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Adalberto Estampados exporta para 40 países

Produz por ano mais de 10 mil km de tecidos de moda e do lar.

12 de abril de 2017 às 18:59

A Adalberto Estampados é líder europeia na arte de estampar. A empresa vende, por ano, cerca de 10 mil quilómetros de tecidos nos 5 continentes. A quantidade de tecido produzida num mês é superior à distância entre Valença e Vila Real de Santo António. O mercado português não tem dimensão para absorver a capacidade produtiva. A maioria das vendas realiza-se no mercado europeu. Os principais mercados são Espanha, França, Inglaterra e Alemanha.

Adalberto Estampados exporta para 40 países

Os produtos destinam-se a dois segmentos: moda e vestuário e têxteis lar. A principal atividade da empresa está na fase final da cadeia de valor da indústria têxtil. A Adalberto Estampados acrescenta estampados, cor, toque e suavidade aos tecidos. Mais de 90% das matérias-primas são fibras naturais, sendo a principal o algodão, mas também trabalham com linho, seda, lã e fibras sintéticas, como poliéster e poliamida, para artigos de banho e desporto.

O design têxtil é o fator crítico de sucesso. Cerca de 70% dos estampados são criados em parceria com os clientes e a restante fatia resulta de criação própria. A empresa conta com uma equipa de 15 criativos que trabalham mais de 800 matérias-primas diferentes e mais de 5 mil desenhos por ano. O nível de exigência da capacidade criativa é muito superior ao da maioria das indústrias.

A criação deixou de ter limites com o recente investimento na máquina de estamparia digital mais avançada do Mundo. Ao contrário da tecnologia convencional, o número de cores é ilimitado, a qualidade de resolução dos desenhos duplicou e a velocidade de impressão é 10 vezes superior à convencional.

Uma aposta na inovação reconhecida por grandes marcas internacionais, como a Prada, Max Mara, Alexander McQueen e Massimo Dutti, na moda e vestuário, e Tory Burch e Pili Carrera, na área de têxteis lar. No mercado ibérico, a empresa vende a marca própria Gamanatura de têxteis lar produzidos com fibras naturais 100% algodão.

Nos próximos anos, o objetivo é vender os produtos Gamanatura no resto do Mundo. A Adalberto Estampados exporta 90% das vendas para 40 países.

Crescer a dois dígitos ao ano 

Até 2020, o objetivo é aumentar as vendas em 30% mantendo a aposta em estampados inovadores. A Adalberto pretende crescer mais de 10% ao ano, aumentando as exportações nos países onde já está presente.

A internacionalização da marca Gamanatura em novos países do mercado europeu e no resto do Mundo faz parte da estratégia de crescimento. A Adalberto quer atingir um desempenho superior ao do setor têxtil no global. Nos últimos dois anos as exportações do setor têxtil português cresceram, em média, 5% por ano.

BI

Nome e fundação

Adalberto Estampados, 1970

Produto

Tecidos e malhas

Localização

Santo Tirso

Vendas (2016)

26 milhões de euros

N.º de trabalhadores

350

Exportação

90% das vendas

Principais mercados

Os principais mercados para onde a Adalberto Estampados exporta são: Espanha, França e Alemanha

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