"A Senhora é que me guia nesta vida"
Sem temor de passar noites ao frio e à chuva para ver o Papa Francisco passar a dois metros.
Quando ao final da tarde de ontem Ana Oliveira e a filha com o mesmo nome, de Vizela, viram o Papa Francisco a acenar-lhes a pouco mais de dois metros, esqueceram os sacrifícios que fizeram para garantir um lugar junto às grades que dividem o recinto do Santuário de Fátima. Mãe e filha foram dos muitos peregrinos que não tiveram medo do frio e da chuva e passaram as duas noites do Centenário das Aparições ao relento. Ontem, o CM entrou no recinto às 06h00 e encontrou muitos peregrinos a dormir em cadeiras de praia.
Há 22 anos que Ana Oliveira está em Fátima no 13 de Maio. Este ano com o aditivo especial: o Papa Francisco. "Com a visita de Sua Santidade, a peregrinação é diferente mas estou cá com a fé de sempre. A Nossa Senhora de Fátima é que me guia nesta vida", disse ao CM enquanto exibia um cartaz com a fotografia de Nossa Senhora e dos familiares mais próximos. A amiga Madalena Silva, de Fátima, presta-lhe apoio. "Para garantir este lugar tem de passar as noites ao frio", adianta.
A vontade em estar o mais perto possível nos locais onde passa o Papa Francisco causou ontem alguma confusão na organização do Santuário, ao ponto de terem sido os militares a conduzir vários padres ao presbitério. As forças de segurança e o Santuário bem quiseram criar vários corredores de segurança e circulação entre a multidão, mas as pessoas não respeitaram isso e cada vez que encontravam um metro quadrado livre, ocupavam-no…
Casal de Benfiquistas
Hoje, a dicotomia Fátima/futebol exibe-se ao mais alto nível. De manhã comemora-se o Centenário das Aparições em Fátima e concretiza-se a canonização dos Pastorinhos Francisco e Jacinta. À noite, no Estádio da Luz, a ‘catedral’, o Benfica pode conquistar o ‘tetra’.
Carlos e Anabela Rocha, peregrinos, pernoitaram ao relento para garantir um bom lugar. Estavam em Fátima para praticar a fé... vestidos à Benfica. "Viemos ver o Papa e rezar a Nossa Senhora. À noite queremos festejar mais um campeonato", diz Anabela, de Moçambique.
1600 profissionais acreditados
PORMENORES
Bandeiras de clubes
No meio de centenas de bandeiras exibidas ontem no recinto do Santuário, estavam algumas do Benfica e de outros clubes portugueses e estrangeiros.
Fé popular
A jornalista Elizabetta Piqué, autora de biografia do Papa, disse que o que mais interessa a Francisco sobre Fátima é a "manifestação de fé popular".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt