page view

Conheça Lucas, a criança do milagre

Cidade onde a família vive só soube do caso na quinta-feira.

13 de maio de 2017 às 01:30

Quando a imagem de João Batista e Lucila Yurie, os pais do menino cuja cura milagrosa levou à canonização dos beatos Francisco e Jacinta, começou a correr Mundo, o município de Juranda, no Brasil, foi "completamente apanhado de surpresa". A família manteve-se em silêncio até à conferência de imprensa que deu no Santuário de Fátima, na quinta-feira. Quem os conhece desde sempre pensava que tinham saído para férias.

1 / 70

"O caso do Lucas comoveu toda a população e todos se lembram da história por ter sido muito grave", recordou ontem ao CM Leila Amadei, prefeita de Juranda.

Mas ninguém associou o acidente sofrido pelo menino em 2013  - quando caiu de uma janela de uma altura de seis metros - ao milagre aprovado pelo Vaticano. "Foi surpreendente quando nos apercebemos de que eram eles. Moro em Juranda há 51 anos e sempre conheci a família, são muito ativos na igreja", acrescentou a autarca, que vê o menino com frequência. "A nossa cidade tem cerca de oito mil habitantes, todos nos conhecemos e encontramos. Quem não sabe do acidente, olha para o Lucas e nunca imaginaria o que aconteceu", destacou Leila Amadei.

Ao reconhecer a família, também Marcos Camargo, repórter do site Juranda News, foi apanhado de surpresa. Nos arquivos de 2013, tinha ainda a fotografia do menino na cama de hospital, já em recuperação e que divulgou ontem. "A fotografia foi partilhada pela família nas redes sociais quando o Lucas acordou no hospital para mostrarem que ele estava bem. A comunidade comoveu-se muito com o acidente e foi desta forma que os familiares do menino fizeram chegar a boa notícia a todos", contou ao CM

"A família não falou com ninguém sobre o milagre e pensávamos que eles tinham ido de férias. A Igreja terá bloqueado o acesso", refere o repórter, de 38 anos, que descreve Lucas como um "menino alegre, descontraído e brincalhão". Na pequena cidade de Juranda, no estado do Paraná, por estes dias "só se fala no menino do milagre".

PORMENORES

Brincava com a irmã

Lucas Yurie caiu de uma janela por volta das 20h00 do dia 3 de março de 2013, revelaram os pais, na quinta-feira. O menino estava a brincar com a irmã, Eduarda, quando aconteceu o acidente. O menino fez um traumatismo craniano grave, com perda de tecido cerebral no lóbulo frontal esquerdo. Foi assistido e acabou transferido para o Hospital de Campo Mourão, no Paraná.

A criança chegou ao hospital em coma muito grave. Teve duas paragens cardíacas enquanto era anestesiada para a cirurgia e foi operada de urgência.

Nossa Senhora salvou-lhe a mulher

"Cura do meu marido foi um milagre"

Chegou cansada, mas feliz, quando ontem de manhã desceu o recinto de oração até à Capelinha de braço dado com o marido, Fernando Pinto, de 50 anos. "A cura do meu marido foi um milagre de Nossa Senhora de Fátima. Tenho a certeza disso, pela forma como tudo se passou, porque o meu marido foi salvo mesmo no limite", disse.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8