Francisco deixou Monte Real e já voa em direção a Roma.
1 / 40
As cerimónias de canonização dos pastorinhos aconteceram este sábado em Fátima. O papa Francisco presidiu às comemorações dos 100 anos das aparições e termina a sua visita a Portugal ao início da tarde.
18h24 - O Papa Francisco aterrou em Roma.
16h10 - O Presidente da República considera que a visita do Papa Francisco a Portugal "ultrapassou todas as expectativas" e lembra que os planos iniciais eram "bem mais limitados", tendo sido possível a vinda de Francisco ainda na sexta-feira, dia 12 de maio. Marcelo Rebelo de Sousa revelou que o Papa Francisco valorizou o "calor humano" demonstrado pelos portugueses, por ser um "calor ponderado, moderado, sentido". O papa "rejuvenesceu de ontem para hoje", sublinhou.
15h53 - O avião da TAP levantou voo da Base Aérea de Monte Real, com destino a Roma. Dentro de poucos minutos, o papa Francisco terá deixado território nacional.
15h30 - O papa entra no avião da TAP que o vai levar de volta a Roma
15h24 - Papa Francisco, acompanhado por Marcelo Rebelo de Sousa, vai aproveitando os últimos momentos em Portugal para se despedir de várias figuras da Igreja Católica nacional.
15h21 - Francisco é recebido em Monte Real pelas três mais altas entidades do Estado português, tal como tinha acontecido na sua chegada.O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, acompanha o chefe de Estado do Vaticano até à entrada do avião da TAP em que Francisco viaja com destino a Roma, através de uma passadeira vermelha. Junto a essa passadeira vermelha, estão o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, o primeiro-ministro, António Costa, e as respetivas mulheres, e também a filha do chefe do Governo, que o líder da Igreja Católica cumprimentou.
15h13 - O Sumo Pontífice chega à Base Aérea de Monte Real. À entrada, abriu a janela para saudar algumas crianças que o esperavam.
14h52 - A TAP tem dois aviões preparados na Base Aérea de Monte Real para transportar o papa Francisco a Roma. Uma segunda tripulação também está a postos para o caso de ser necessária. Esta situação destina-se a precaver qualquer percalço, em caso de avaria de um dos aparelhos.
Os dois aviões da TAP são do modelo Airbus A320 e o que deverá transportar o papa até Roma tem o nome de "Grão Vasco".
14h50 - Francisco dirige-se para a base de Monte Real, no distrito de Leiria, de automóvel. Segue numa comitiva de vários carros pela autoestrada e deverá chegar depois das 15h00.
14h20 -
14h15 - 13h25 -
13h05 - Francisco sobe para o papamóvel e percorre o Santuário, saudando efusivamente os milhares de peregrinos que lhe acenam, em ambiente de euforia
12h50 -
12h40 -
Santo Padre proclama homilia
12h10
11h50 - O recinto do Santuário de Fátima acolhe 406 grupos de peregrinos de 55 países, num total de 28.534 pessoas, anuncia a página oficial da visita do papa Francisco a Portugal. Para além de Portugal, com 15.167 pessoas, os países com maior representação são a Polónia (1.286 peregrinos), a França (1.106), seguindo-se os Estados Unidos (1.063) e Espanha (1.037).
11h30 -
11h00 -
10h25 - Jacinta e Francisco já são santos. Papa Francisco proclama a canonização dos mais jovens santos não mártires da Igreja Católica
10h00 -
9h50 - O papa Francisco usa na missa de canonização dos pastorinhos um cálice feito há 50 anos com mais de 7.000 objetos de ouro oferecidos por doentes de Portugal. Executado em 1967 por José Rosas, joalheiro do Porto, o cálice apresenta a base guarnecida com folhas relevadas e conta com várias pedras preciosas e pérolas. O papa Francisco vai utilizar, também, um píxide, um recipiente onde são colocadas as hóstias, mandado executar em 1970 por António Antunes Borges, reitor do Santuário de Fátima, com o propósito de completar o conjunto da patena e cálice que haviam sido oferecidos pelos doentes de Portugal. Este conjunto foi também usado pelo papa Bento XVI, em 13 de maio de 2010
9h40 - O bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, apresentou a biografia oficial dos pastorinhos, falando em vidas "entregues a Deus".
9h45 - O papa Francisco recebe das mãos de uma menina de três anos uma caixa com um solidéu, que colocou na sua cabeça, antes de entrar na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Carlota fazia parte de um grupo de crianças e bebés que, com os pais, funcionários do Santuário de Fátima, aguardavam a chegada de Jorge Bergoglio à basílica.
9h40 -
Sempre que olhamos para Maria, voltamos a acreditar na força revolucionária da ternura e do carinho.
1 / 7
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt
o que achou desta notícia?
concordam consigo
A redação do CM irá fazer uma avaliação e remover o comentário caso não respeite as Regras desta Comunidade.
O seu comentário contem palavras ou expressões que não cumprem as regras definidas para este espaço. Por favor reescreva o seu comentário.
O CM relembra a proibição de comentários de cariz obsceno, ofensivo, difamatório gerador de responsabilidade civil ou de comentários com conteúdo comercial.
O Correio da Manhã incentiva todos os Leitores a interagirem através de comentários às notícias publicadas no seu site, de uma maneira respeitadora com o cumprimento dos princípios legais e constitucionais. Assim são totalmente ilegítimos comentários de cariz ofensivo e indevidos/inadequados. Promovemos o pluralismo, a ética, a independência, a liberdade, a democracia, a coragem, a inquietude e a proximidade.
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza expressamente o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes ou formatos actualmente existentes ou que venham a existir.
O propósito da Política de Comentários do Correio da Manhã é apoiar o leitor, oferecendo uma plataforma de debate, seguindo as seguintes regras:
Recomendações:
- Os comentários não são uma carta. Não devem ser utilizadas cortesias nem agradecimentos;
Sanções:
- Se algum leitor não respeitar as regras referidas anteriormente (pontos 1 a 11), está automaticamente sujeito às seguintes sanções:
- O Correio da Manhã tem o direito de bloquear ou remover a conta de qualquer utilizador, ou qualquer comentário, a seu exclusivo critério, sempre que este viole, de algum modo, as regras previstas na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, a Lei, a Constituição da República Portuguesa, ou que destabilize a comunidade;
- A existência de uma assinatura não justifica nem serve de fundamento para a quebra de alguma regra prevista na presente Política de Comentários do Correio da Manhã, da Lei ou da Constituição da República Portuguesa, seguindo a sanção referida no ponto anterior;
- O Correio da Manhã reserva-se na disponibilidade de monitorizar ou pré-visualizar os comentários antes de serem publicados.
Se surgir alguma dúvida não hesite a contactar-nos internetgeral@medialivre.pt ou para 210 494 000
O Correio da Manhã oferece nos seus artigos um espaço de comentário, que considera essencial para reflexão, debate e livre veiculação de opiniões e ideias e apela aos Leitores que sigam as regras básicas de uma convivência sã e de respeito pelos outros, promovendo um ambiente de respeito e fair-play.
Só após a atenta leitura das regras abaixo e posterior aceitação expressa será possível efectuar comentários às notícias publicados no Correio da Manhã.
A possibilidade de efetuar comentários neste espaço está limitada a Leitores registados e Leitores assinantes do Correio da Manhã Premium (“Leitor”).
Ao comentar, o Leitor está a declarar que é o único e exclusivo titular dos direitos associados a esse conteúdo, e como tal é o único e exclusivo responsável por esses mesmos conteúdos, e que autoriza o Correio da Manhã a difundir o referido conteúdo, para todos e em quaisquer suportes disponíveis.
O Leitor permanecerá o proprietário dos conteúdos que submeta ao Correio da Manhã e ao enviar tais conteúdos concede ao Correio da Manhã uma licença, gratuita, irrevogável, transmissível, exclusiva e perpétua para a utilização dos referidos conteúdos, em qualquer suporte ou formato atualmente existente no mercado ou que venha a surgir.
O Leitor obriga-se a garantir que os conteúdos que submete nos espaços de comentários do Correio da Manhã não são obscenos, ofensivos ou geradores de responsabilidade civil ou criminal e não violam o direito de propriedade intelectual de terceiros. O Leitor compromete-se, nomeadamente, a não utilizar os espaços de comentários do Correio da Manhã para: (i) fins comerciais, nomeadamente, difundindo mensagens publicitárias nos comentários ou em outros espaços, fora daqueles especificamente destinados à publicidade contratada nos termos adequados; (ii) difundir conteúdos de ódio, racismo, xenofobia ou discriminação ou que, de um modo geral, incentivem a violência ou a prática de atos ilícitos; (iii) difundir conteúdos que, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, tenham como objetivo, finalidade, resultado, consequência ou intenção, humilhar, denegrir ou atingir o bom-nome e reputação de terceiros.
O Leitor reconhece expressamente que é exclusivamente responsável pelo pagamento de quaisquer coimas, custas, encargos, multas, penalizações, indemnizações ou outros montantes que advenham da publicação dos seus comentários nos espaços de comentários do Correio da Manhã.
O Leitor reconhece que o Correio da Manhã não está obrigado a monitorizar, editar ou pré-visualizar os conteúdos ou comentários que são partilhados pelos Leitores nos seus espaços de comentário. No entanto, a redação do Correio da Manhã, reserva-se o direito de fazer uma pré-avaliação e não publicar comentários que não respeitem as presentes Regras.
Todos os comentários ou conteúdos que venham a ser partilhados pelo Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã constituem a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição do Correio da Manhã ou de terceiros. O facto de um conteúdo ter sido difundido por um Leitor nos espaços de comentários do Correio da Manhã não pressupõe, de forma direta ou indireta, explícita ou implícita, que o Correio da Manhã teve qualquer conhecimento prévio do mesmo e muito menos que concorde, valide ou suporte o seu conteúdo.
ComportamentoO Correio da Manhã pode, em caso de violação das presentes Regras, suspender por tempo determinado, indeterminado ou mesmo proibir permanentemente a possibilidade de comentar, independentemente de ser assinante do Correio da Manhã Premium ou da sua classificação.
O Correio da Manhã reserva-se ao direito de apagar de imediato e sem qualquer aviso ou notificação prévia os comentários dos Leitores que não cumpram estas regras.
O Correio da Manhã ocultará de forma automática todos os comentários uma semana após a publicação dos mesmos.
Para usar esta funcionalidade deverá efetuar login.
Caso não esteja registado no site do Correio da Manhã, efetue o seu registo gratuito.
Escrever um comentário no CM é um convite ao respeito mútuo e à civilidade. Nunca censuramos posições políticas, mas somos inflexiveis com quaisquer agressões. Conheça as
Inicie sessão ou registe-se para comentar.